Conheça a editora que contribui para a cultura e o protagonismo preto, colocando afrodescendentes como protagonistas de suas narrativas

A Editora Ananse surge do desejo de valorizar e impulsionar a produção criativa afrocêntrica no Brasil, por meio de livros e autores pretos, que elevem a cultura africana e afro-diaspórica através da escrita. Desta forma, contribuindo para a descentralização do saber. Os idealizadores sabiam bem como fazer o trabalho, porém não tinham verbas suficientes para dar os primeiros passos, mas isso não os impediu de persistir no sonho e avançar. A editora, também está dentro do nicho acadêmico, servindo como referência acadêmica de estudos de gênero, e com o objetivo de ampliar esse caminho.

A Ananse dá espaço para livros que nenhuma outra editora acredita. “Enquanto a branquitude olha o livro e diz não, a Ananse abre as portas para obras que colocam a pessoa preta como protagonista e são combatidos por editoras não pretas. Vale destacar que existem autores que chegam a ser perseguidos, mas conquistam o mundo e são premiados em outros países. Essa é a luta da Ananse: unir forças e propagar o anticolonialismo, porque essa é a contraposição às atitudes da branquitude”, aponta Wanessa Yano, co-fundadora da Ananse e Coordenadora Editorial da editora.

Ao contrário de outras editoras que são segmentadas em literatura, a Ananse trata do cunho acadêmico e coloca a pessoa preta em todas as áreas sociais, incluindo filosofia e história. A editora não atua apenas em um gênero e trabalha para ampliar outros segmentos dentro de um contexto e base referencial. Tudo que tiver viés histórico e preto dá para ser debatido na Ananse. O nigeriano Kábíyèsí Ọba Adekunlé Aderonmu, atual rei da fraternidade Ogboni e autor dos livros “A Sociedade Ògbóni e a sua conexão com a tradição de Ifá” e “IFÁ – Filosofia e ciência de vida” ambos os livros disponíveis no catálogo da Editora. A nigeriana Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí autora do livro “Epistemologias de Gênero em África: Tradições, Espaços, Instituições Sociais e Identidades de Gênero” lançado em 2022 pela Editora Ananse.

Próximos passosA Editora busca sempre estar atualizada e contribuindo para a identificação da pessoa preta e sua cultura e por isso tem planos de trabalhar o Candomblé no Brasil, explorando a espiritualidade e ancestralidade dos afro-brasileiros. O time da Ananse também está trabalhando para trazer o primeiro livro teórico de afrofuturismo no Brasil, que é uma obra de referência que amplia o debate a respeito dessa temática, “Afrofuturismo: O mundo da ficção científica preta e da cultura fantasiosa”, de Ytasha L. Womack.

Editora empreendedoraA Editora Ananse existe e resiste focada no empreendedorismo preto e afrocentrismo e tem um time composto por 12 pessoas. O maior desafio enfrentado pela equipe é manter a estrutura preta, fundamental para o trabalho realizado na empresa. Vale destacar ainda, que a maior parte do grupo de trabalho da Ananse é formado por mães, não bináries, que estiveram na FLIP (Casa das Poéticas Pretas) e na Feira Preta deste ano.

A Ananse conhece o povo preto e entende a dificuldade que este enfrenta de se mostrar, porque, ao longo da vida, a pessoa preta é moldada culturalmente para não saber lidar com algumas situações e é aí que a irmandade entra em cena: um indica o outro e soma forças para crescer. Wanessa Yano falou sobre as dificuldades que o afroempreendedor enfrenta.

“Não existem tantas empresas, e é notável as dificuldades do afroempreendedor, neste país. As coisas não acontecem de forma tão rápida, quanto eu gostaria. A gente teve uma aceleração que nos ajudou bastante, mas mais cedo ou mais tarde ia se tornar real”, expressou, Wanessa Yano.

Autores Destaques:Clenora Hudson-Weems – Mulherismo Africana

Adekunle Aderonmu Ògúnjimi – Nigeria

Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí – Nigeria

Molefi Kete Asante – Patrono da Afrocentricidade.

Ytasha L. Womack – Afrofuturism

The World of Black Sci-fi and Fantasy Culture [ em tradução]

Calendário editoral 2023Livro: Antologia Afrofuturista: Futuros Pretos Possíveis

Autores: Kinaya, Henrique André, Marcelo Souza e Rodrigo Aquiles

Mês de lançamento: Fevereiro

Data: 08/01

Gênero: Afrofuturismo

Livro: Ananda: Por que sou tão pretinha

Autor: Henrique André

Mês de lançamento: Março

Data: 08/03

Gênero: Infantil

Livro: A Revolução Preta: Falas e Discursos de Malcolm X – Vol.2

Mês de lançamento: Maio

Data: 10/05

Gênero: Discursos e política

Livro: Afrofuturismo: O mundo da ficção científica preta e da cultura fantasiosa

Autora: Ytasha L. Womack

Mês de lançamento: setembro

Data: 07/09

Gênero: Afrofuturismo

Livro: Kemet Afrocentricidade e Conhecimento

Autor: Molefi Kete Asante

Mês de lançamento: Novembro

Data: 08/11

Gênero: História Africana

SERVIÇOSPara mais informações sobre a Editora Ananse acesse o site: editorananse.com.br ou entre em contato pelo WhatsApp (11) 94811-2561 e pelo e-mail: [email protected] ou [email protected]

*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.