Estádios Históricos desembarca em São Januário, casa do Vasco

Série documental visita sede esportiva do Club de Regatas Vasco da Gama

O Estádios São Januário, sede esportiva do Club de Regatas Vasco da Gama no Rio de Janeiro, é o destino da série documental Estádio Históricos que vai ao ar neste domingo (26), às 18h30, na TV Brasil. Durante o episódio inédito, a atração da emissora pública conta a história do local, que encanta por sua linda fachada em estilo neocolonial, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

São Januário, Casa do Vasco da Gama
São Januário, Casa do Vasco da Gama

Participam do documentário o ex-goleiro Acácio, o historiador do clube Walmer Peres, o funcionário e torcedor JP, a pesquisadora Leda Costa, o historiador Glauco Costa e o sócio-benemérito Germano.

São Januário, Casa do Vasco da Gama
São Januário, Casa do Vasco da Gama

Inaugurado em 1927, o estádio, localizado na Rua São Januário, foi criado como símbolo de resistência ao preconceito social, ao racismo e ao anti-lusitanismo. Financiada pelo próprio clube do Vasco e sua torcida, a chamada Colina Histórica teve papel político importante acolhendo os discursos de Getúlio Vargas, corais orfeônicos liderados por Villa-Lobos e muitos marcos importantes para o futebol brasileiro. 

A lida estátua do eterno Roberto Dinamite, em São Januário, Casa do Vasco da Gama
A lida estátua do eterno Roberto Dinamite, em São Januário, Casa do Vasco da Gama

O Vasco comemorou vitórias inesquecíveis em seu Caldeirão e viu de lá sair grandes equipes como o Expresso da Vitória em 1940, o time liderado por Roberto Dinamite na década de 1980 até chegar a conquista da Taça Libertadores em 1998, entre outros elencos. Além do forte trabalho de base do clube no estádio revelando atletas de renome como Romário e Edmundo, um reinado bem brasileiro também nasceu por lá: o coração do Rei Pelé batia pelo Vasco da Gama e a Rainha Marta foi descoberta naqueles gramados. 

Sobre a produção

Série documental própria da TV Brasil, o programa Estádios Históricos destaca tradicionais espaços do futebol nacional que são celeiros de craques. Em 13 episódios de 26 minutos, o seriado revela bastidores dos gramados e de seus clubes por meio de entrevistas, imagens de arquivo, registros atuais e animações.

O conteúdo da produção realizada pela emissora pública entra no ar aos domingos, às 18h30. A atração também pode ser acompanhada no app TV Brasil Play e em horário alternativo na telinha, durante a madrugada de domingo para segunda, às 2h.

A primeira temporada celebra a memória esportiva ao percorrer campos de futebol em várias cidades dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro para lembrar de construções que foram e outras que ainda são palco do esporte que é paixão nacional.

A obra destaca o patrimônio de grandes times e também de agremiações tradicionais que já não estão mais no auge. Em alguns casos, o espaço nas arquibancadas hoje é pequeno para a dimensão das torcidas, enquanto outros estádios já não recebem partidas e ficam em áreas residenciais das metrópoles.

Em cada programa, o público descobre detalhes dos estádios, características gerais, curiosidades culturais e célebres personagens do esporte que fazem parte da origem e da trajetória de cada arena. A série traz entrevistas com historiadores, jogadores, torcedores apaixonados, boleiros, jornalistas esportivos e artistas. Eles contam situações inusitadas e destacam as relações de amor com seus times e estádios.

A série documental da TV Brasil tem narração da jornalista Marília Arrigoni, apresentadora do Stadium, programa diário do canal, de segunda a sexta, às 19h40. A direção, roteiro e produção executiva do seriado Estádios Históricos são de Ingrid Gassert e Maíra de Assis.

Atrações paulistas

Em São Paulo, os destaques são campos com duelos marcantes e trabalho na formação de novos craques dos clubes que sediam seus jogos nos locais. A série visita o Canindé (Portuguesa), além do Estádio da Rua Javari (Juventus) e do Nicolau Alayon (Nacional).

A produção ainda vai até o litoral mostrar a Vila Belmiro (Santos) e percorre o município de Campinas para mostrar o Brinco de Ouro da Princesa (Guarani) e o Moisés Lucarelli (Ponte Preta), espaços que mobilizam o imaginário de torcidas do interior do estado.

Gramados cariocas

A cidade do Rio de Janeiro é a atração em seis edições da série Estádios Históricos ao celebrar o ambiente dos estádios de equipes históricas. A atração ainda vai até o Sul Fluminense registrar o Raulino de Oliveira (Volta Redonda).

Na capital, o seriado transita por lugares conhecidos de diversas torcidas do país como Laranjeiras (Fluminense), São Januário (Vasco), Gávea (Flamengo), Moça Bonita (Bangu), Luso-Brasileiro (Portuguesa) e Ronaldo Nazário (São Cristóvão).

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço

Estádios Históricos – domingo, dia 26/03, às 18h30, na TV Brasil

Estádios Históricos – domingo, dia 26/03, para segunda-feira, dia 27/03, às 2h, na TV Brasil

Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil

Twitter – https://twitter.com/TVBrasil

Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil

YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil

TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil