Leticia Spiller, apoiadora do ACNUR, estrela nova campanha de TV em apoio a pessoas refugiadas

Tema da campanha reflete realidade de famílias refugiadas que são separadas por guerras e conflitos.

Está no ar a nova campanha de TV da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) apresentada pela Apoiadora de Alto Perfil da organização, Leticia Spiller. O tema da campanha é a reunificação familiar, uma das frentes de trabalho do ACNUR para identificar e reunir crianças refugiadas separadas de seus pais em contextos de guerras e conflitos armados.

“Como mãe, essa é uma campanha que me toca profundamente, porque esse amor de mãe é desmedido, acredito não existir sentimento igual. E a dor dessas mulheres refugiadas que têm seus filhos capturados ou separados em meio ao deslocamento forçado é imensurável”, afirma Spiller.

A separação de famílias é um dos inúmeros desafios enfrentados por pessoas refugiadas e deslocadas à força no mundo, que precisam sair de suas casas e buscar segurança em outros lugares. Globalmente, mais de 100 milhões de pessoas precisam de ajuda humanitária em decorrência de guerras, perseguições e violações de direitos humanos – seja durante o deslocamento ou no país de destino.

“A jornada que uma pessoa refugiada enfrenta pode ser extremamente dura e perigosa. É importante lembrar que estamos falando de pessoas saindo contra sua vontade, sem estrutura ou planejamento, que acabam ficando vulneráveis à fome e violência, que precisam de abrigo e acesso a estruturas de saúde e educação”, alerta Samantha Federici, chefe do escritório de parcerias com o setor privado do ACNUR no Brasil.

Em um momento global em que o número de pessoas deslocadas à força é sem precedentes, apoiar o trabalho do ACNUR ajuda a garantir que mais pessoas possam fazer jornadas de forma segura, obter ajuda humanitária em locais afetados por conflitos, e que os mecanismos dos países de acolhida possam efetivamente acolher e integrar pessoas refugiadas que precisam de proteção.

A campanha será transmitida em canais de televisão, mas também poderá ser vista no canal da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) no YouTube.

Sobre Leticia

Leticia Spiller é atriz, produtora, poetisa, dançarina, escritora, cantora e compositora. Ela começou a apoiar o ACNUR em 2019.

Leticia vem contribuindo de forma significativa para chamar a atenção dos brasileiros para a causa, ampliar a voz de pessoas refugiadas e ajudar a reduzir a xenofobia no Brasil. Para o aniversário de 70 anos do ACNUR, ela preparou este bolo – receita de uma refugiada venezuelana – em homenagem à resiliência dos refugiados que vivem no país.

Leticia é conhecida por sua atuação em novelas de grande sucesso no país, além de peças de teatro e filmes. Por seu trabalho artístico, ela foi homenageada com diversos prêmios. Sensível a causas humanitárias, ela já deu visibilidade a várias delas, como a indígena, a preservação do meio ambiente e o combate ao desmatamento. Desde 2019, vem se aproximando da causa dos refugiados de forma mais contundente.

Como apoiadora do ACNUR e influenciadora digital, Leticia tem trazido destaque ao tema do refúgio em diversas ocasiões, engajando seus milhões de seguidores em canais digitais. Para ajudar a divulgar o trabalho do ACNUR no Brasil, ela participou de campanhas como “Dia do Trabalhador Humanitário”, “Mês da Educação”, “Dia das Crianças”, “70 Anos do ACNUR”, “Campanha da Fome”, “Dia de Doar” e “Mulheres que Movem Mundos”. Em maio de 2020, ela realizou uma live no Instagram junto com a Xuxa, e as duas ressaltaram a atuação da Agência da ONU para Refugiados no combate à COVID-19.