Entendimento dos padrões emocionais ligados aos ancestrais ajuda pessoas a reescrever a própria história

Psicóloga e consteladora Solange Bertão apresenta casos reais de pessoas que compreenderam a "lógica do destino" a partir da Constelação Familiar

A Constelação Familiar busca identificar a causa de problemas e conflitos pessoais a partir do entendimento de padrões inconscientes de comportamento. No livro A Lógica do Destino, a psicóloga e consteladora Solange Bertão apresenta um melhor entendimento de como esse sistema terapêutico funciona. Publicada pela Matrix Editora, a obra apresenta casos reais, como o de Andrea, advogada que descobriu uma lesão no útero com chance de ser câncer. Ao expor o problema durante uma dinâmica de Constelação, ela se deparou com uma série de abandonos às antepassadas grávidas de sua família e percebeu que essa doença era um padrão inconsciente de evitar as agruras da maternidade que suas antecessoras viveram.

Segundo Solange, uma das mais importantes especialistas brasileiras no assunto, aquilo que mais incomoda um indivíduo – e parece não ter solução – já foi vivido por seus antepassados. Isso explica o porquê de integrantes da mesma família repetirem padrões, reeditarem histórias e reviverem sentimentos de seus ancestrais. Método complementar à psicoterapia convencional, a Constelação serve como recurso para sanar determinados problemas comportamentais e relacionais. Geralmente, estas questões estão ligadas aos pais e avós, de quem os filhos não aceitam certas condutas, mas as reproduzem, de forma inconsciente por serem gratos pela vida que chegou a eles via seus antepassados.

“Você consegue imaginar quantas pessoas foram responsáveis pela sua vida? É simples fazer a conta. Se recuarmos 300 anos na nossa história, teremos, aproximadamente, 11 gerações: 2 pais, 4 avós, 8 bisavós, 16 tataravós, 32 tetravós, 64 pentavós, 128 hexavós, 256 heptavós, 512 octoavós, 1.024 eneavós e 2.048 decavós. Ou seja, 4.094 ascendentes diretos (…). Quantas perdas essas pessoas tiveram? Quantos sacrifícios e escolhas difíceis fizeram? Quantas guerras viveram? Quanta fome passaram? Quanto lutaram? E todas elas foram vencedoras. Afinal, a vida chegou até você.”

(A Lógica do Destino, p. 117)

A Constelação é um sistema terapêutico criado pelo alemão Bert Hellinger. Considerado “um empírico por excelência”, ele formulou o método a partir da integração de uma série de conhecimentos: da experiência de quase 20 anos como missionário católico na África do Sul, onde vivenciou rituais aos antepassados junto ao povo zulu, a seus estudos e práticas em psicanálise, terapias familiares e outras abordagens.

Foram os terapeutas da equipe de Hellinger que atuaram na formação de Solange Bertão. Há quase 20 anos, ela abraçou a carreira como consultora em Constelações Sistêmicas no Brasil e em Portugal. Em A Lógica do Destino, os leitores encontrarão informações que facilitam o entendimento das origens de suas dificuldades, pois, afinal, eles são parte de um sistema. Mas, acima de tudo, poderão perceber nas próprias atitudes o amor inconsciente aos ancestrais, sem os quais não existiriam. Com um novo olhar sobre a própria história, é possível experimentar mudanças de perspectiva e transformações concretas de vida.

Ficha Técnica

Livro: A Lógica do Destino
Autora: Solange Bertão
Editora: Matrix Editora
ISBN: 978-85-8230-547-8
Formato: 23x16x1.8cm
Páginas: 128
Preço: R$ 32,00
Onde encontrar: Matrix EditoraAmazon

Sobre a autora

Solange Bertão é psicóloga clínica há cerca de 35 anos e, desde 2004, atua como consultora em Constelações Sistêmicas em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Portugal. Formou-se com terapeutas da equipe do alemão Bert Hellinger, criador do método. 

Solange Bertão
Solange Bertão

Redes sociais da autora

Sobre a Matrix Editora

Apostar em novos talentos, formatos e leitores. Essa é a marca da Matrix Editora, desde a sua fundação em 1999. A Matrix é hoje uma das mais respeitadas editoras do país, com mais de 900 títulos publicados e oito novos lançamentos todos os meses. A editora se especializou em livros de não-ficção, como biografias e livros-reportagem, além de obras de negócios, motivacionais e livros infantis. Os títulos editados pela Matrix são distribuídos para livrarias de todo o Brasil e também são comercializados no site www.matrixeditora.com.br