Rolé Carioca: Pesquisadores negros, indígenas e mulheres propõe experiência inédita no Museu Histórico Nacional

Conhecido por eventos que fogem do tradicional, a ação abre a agenda de 2023, fruto da parceria com a Petrobras, que selecionou 15 projetos no edital Petrobras Cultural Múltiplas Expressões

Na comemoração dos seus 100 anos, o Museu Histórico Nacional (MHN) promove a 11° edição do Rolé Carioca, que reúne agenda mensal de passeios temáticos, por bairros e museus cariocas, todos com um olhar decolonial. Conhecido por eventos que fogem do tradicional, a ação abre a agenda de 2023, fruto da parceria com a Petrobras, que selecionou 15 projetos no edital Petrobras Cultural Múltiplas Expressões.

“Este primeiro Rolé de 2023 marca uma nova fase do projeto: um trio de pesquisadores com enfoque em narrativas decoloniais.” diz Isabel Seixas, idealizadora do projeto. O acervo centenário da instituição será visitado a partir de uma abordagem decolonial assim como do estudo e mediação do grupo de pesquisadores formado por negros, indígenas e mulheres.

Rolé-Carioca-MHN02
Rolé-Carioca-MHN02

Mais informações 

Programação Anual 2023

Para 2023, a programação conta com roteiros e lugares importantes para a memória do Rio de Janeiro de modo que resgate histórias invisibilizadas. Dentre os passeios gratuitos e abertos ao público, ao longo do ano, a agenda promove os seguintes roteiros:

  • Rolé por Realengo – Maio; 
  • Rolé por Lugares de resistência LGBTQIAP+ – Junho;
  • Rolé Visita o Museu do Pontal – Julho;
  • Rolé pela presença indígena no Rio – Agosto;
  • Rolé visita o Museu do Samba – Setembro.

Serviço

Rolé visita Museu Histórico Nacional

Gratuito, livre de inscrições

Data: 29/04

Horário: 13h

Local: Museu Histórico Nacional (Praça Mal. Âncora – Centro, Rio de Janeiro)

Sobre Rolé Carioca