“Boneca de papel” no Paço Imperial

Maria Fernanda Lucena promove bate-papo com a no dia 20 de maio, às 13h

A exposição individual de Maria Fernanda Lucena apresenta sua nova série “Boneca de Papel”, no Paço Imperial, sob curadoria de Bruna Araújo. Um dia antes do encerramento, no próximo dia 20, elas convidam o público para um bate-papo às 13h.

As obras  começaram a ser pensadas através de práticas comuns à artista, o recorte e a colagem, fazeres que ela considera lúdicos por rememorarem modos de brincar, além de gestos costumeiros ao universo da moda, um dos pilares da sua produção. Frequentadora da feira de antiguidades da Praça XV, no Centro do Rio de Janeiro, garimpa fotografias 3×4 e, partindo delas, elabora imagens sobrepostas. Sutura os rostos desconhecidos com figurinos de artistas da cultura pop e de suas referências musicais.

As pinturas de tinta a óleo sobre papelão são sustentadas por molduras em escala humana, medindo 1,80 metros de altura. O ornamento de madeira, que geralmente delimita, se transforma em parte integrante dos trabalhos, utilizado como um anteparo que divide e compartimenta, mas também possibilita frestas, além de impulsionar a construção de ambientes vazios e ecos, em uma narrativa labiríntica.

“Lucena cria um jogo de identidades. Há em suas pinturas humor e uma certa nostalgia, fruto das memórias que escolheu revolver. Suas figuras ganham corpo no modo que criou para exibi-las, são passantes, mas nos entregam algo”, ressalta Bruna Araújo, curadora da mostra.

Saiba mais sobre Maria Fernanda Lucena (Rio de Janeiro, 1968).

Depois de estudar e trabalhar com indumentária e design de moda, ingressa na EAV- Parque Lage – frequenta diversos cursos e passa a se dedicar ao desenho e à pintura. Suas exposições individuais foram curadas por Efrain Almeida, na C. galeria, e na galeria Sem título, e por Cesar Kiraly “A intimidade é uma escolha”, na galeria de Arte Ibeu, em 2017, no ano anterior foi vencedora do prêmio “Novíssimos”. Em projetos coletivos expôs a convite dos curadores Brígida Baltar, Isabel Portella e Marcelo Campos. Integra coleções particulares e o acervo do Mar – Museu de Arte do Rio.

Serviço

Boneca de Papel – individual da artista Maria Fernanda Lucena apresenta obras inéditas sustentadas por molduras em escala humana

Curadoria: Bruna Araújo

Visitação: até 21 de maio de 2023

Funcionamento: de terça a sexta, das 12h às 18h; aos sábados, das 12h às 17h

Local: Paço Imperial

Endereço: Praça Quinze de Novembro, 48 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Telefone: (21) 2215-2622