SANTO: primeira exibição-solo do artista no Parque das Ruínas recebe mais de 45 mil visitantes

Bate-papo no dia 20 de maio, das 15h às 16h, com lançamento de catálogo virtual

Um dia antes do encerramento, Santo fecha com chave de ouro sua ocupação no Parque das Ruínas. Comemorando a visitação de mais de 45 mil pessoas, conduz um bate-papo, das 15h às 16h, no dia 20 de maio, sábado, data em que lançará também seu catálogo virtual.

“Toda vez que eu me coloco entre o pincel e a tela, uma força me toma. Te convido a ser junto. Te encontro no topo. Das ruínas. De Nós”.

Com esta declaração-manifesto de SANTO, já é possível conceber a energia que permeia a primeira exibição-solo do artista, que leva seu próprio nome e abre no dia 22 de abril, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa. Com a intenção de transportar o público para dentro do seu atelier, serão reproduzidos alguns de seus processos criativos – dos materiais aos “astrais”. A ocupação reúne mais de 60 obras, fazendo um recorte da fase artística inicial à atual, e dividida em duas partes: galeria e ruínas. Na galeria, o público terá acesso ao espaço vivido em um ateliê, com obras concentradas em uma parede de 14 metros, todas sem molduras. Já as ruínas propõem um diálogo silencioso com a alma do artista. As obras e o espaço ocupado se entrelaçam, formando um ambiente imersivo e totalizante do cerne do artista. As pinturas possuem dimensões que vão de 70 centímetros a 10 metros de altura. Duas delas, as de maiores proporções, foram criadas ao vivo em performance realizada dentro da própria instituição, especialmente para esta ocasião. Somente uma obra terá moldura, customizada pela Metara. 

Certa vez, SANTO chegou a dizer que a Arte representa o lugar mais legítimo e sem limites de ser o divino-humano nesse plano. E assim será nesta mostra.

“Quando entrei no Parque, me arrepiei. Soube desde então que ocupar a galeria e as paredes das ruínas, com tudo de mim, seria de fato o maior, mais exigente e mais belo desafio até aqui”, afirma SANTO.

A curadoria é assinada por Denise Terra, responsável por parte de seu escritório independente de arte e também agente dos projetos e trabalhos do artista. “Santo expressa força e provoca ativação do sentir de forma não linear: quebra regras, desconforta e transgride a razão. A exibição propõe uma autorização de ser, viver e se expressar a partir do livre e desconhecido de cada um”, diz.

Fora das convenções: saiba mais sobre SANTO

Artista autodidata, Santo nasceu e vive em São Paulo. Pintou sua primeira tela em 28 de maio de 2018 e, desde então, tenha ganhado espaço em grandes coleções particulares no Brasil e no exterior, além de metaverso (nfts). Suas obras não se prendem a métodos, formas, molduras, plataformas. Muito pelo contrário. De papel a madeira, tecido, lona, papelão e materiais de descarte, foram produzidas mais de 600 pinturas até hoje. Elas desvelam figuras fortes em traços livres e combinações improváveis de cores, que provocam a sensação de estar diante de algo que escapa à razão. Como uma afronta, uma transgressão. Um convite ao coração.

Saiba mais sobre Denise Terra

Denise terra se formou como artista visual na EAV/Parque Lage, onde foi aluna de grandes artistas, e na Scholl of Art, em Londres. Iniciou sua carreira como escultora logo em seguida, se debruçando sobre a pintura, sua grande paixão. Convidada por campanhas publicitárias internacionais, dedicou-se, durante 10 anos, junto com a pintura, à direção de arte e também como colorista. Atualmente além de realizar trabalhos autorais, Denise é cofundadora do escritório de arte Santo, onde é agente do artista Santo e responsável pela gestão de projetos e da sua carreira.

Serviço

“SANTO” – primeira exibição-solo do artista tem mais de 60 obras

Curadoria: Denise Terra

Visitação: até 21 de maio de 2023

Funcionamento: de quinta a domingo, das 9h às 16h

Local: Parque das Ruínas

Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa

Telefones: (21) 2215-0621/2224-3922

Classificação livre

Entrada franca

Contato artista: @ativistadosentir