‘Virada da Equidade’ tem shows gratuitos e debates sobre identidade e desigualdades

Marcado para este sábado (10), no Grajaú, festival terá oito horas de duração, com oficinas, rodas de conversa, atrações musicais, entre outros

A “Virada da Equidade”, evento gratuito para promover reflexões sobre identidade e desigualdades de gênero, raça e corpo, ocorre no Centro Cultural Grajaú, na Zona Sul de São Paulo (SP), nesta sexta-feira (10). Foi divulgada a programação oficial, com diversas atrações, entre oficinas de grafite e clown, rodas de conversa sobre famílias diversas, filme, sarau de poesia e muita música com DJs e shows.

Festival

O evento principal do projeto tem início às 13h, no Centro Cultural Grajaú. No cinema, serão três atrações: a partir das 14h, será exibido o documentário “O Silêncio dos Homens”, seguido de duas rodas de conversa, “Famílias e educação sobre gênero”, às 15h30, e “Papo de Boteco: o machismo no mundo trans com Mattuza e Joseph”, às 16h30. Já no teatro, a partir das 14h, será ministrada uma oficina de dança, seguida de um espetáculo de clown, às 15h30. Para finalizar, às 17h, haverá contação de histórias, com Malego Lala.

Já na praça, principal localização da Virada, a festa começa com muita música a partir das 13h, com a DJ K-Mina. Logo após, às 14h, será realizada a oficina de grafite, que será seguida pelo Sarau das Travas, às 15h. A música continua às 16h30, com a DJ Vodu Vic. Posteriormente, às 18h, Ayô Tupinambá convida Gê de Lima para sua roda de samba. A partir das 19h20, é a vez da rapper Lyryca trazer o melhor da ancestralidade e memória nordestina. Fechando com força e resistência a “Virada da Equidade”, a partir das 20h, sobe ao palco a principal atração da noite: Ajuliacosta, uma das maiores revelações da cena de rap brasileira na atualidade.

Visando acolher toda a população em sua diversidade, o evento contará com monitores para incluir pessoas com deficiências visual (por meio de explicações verbais) e auditiva (por meio de tradutores de linguagem de sinais presentes no palco em apresentações), em todas as obras artísticas expostas. Além disso, haverá sessão de cinema com recurso de libras e audiodescrição.

A “Virada da Equidade” conta com patrocínio da Marsh McLennan por meio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Pro-Mac) da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo.”

SERVIÇO

Virada da Equidade

Data: 10 de junho

Horário: a partir das 13h

Local: Centro Cultural Grajaú – Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 – Parque América, São Paulo – SP

Instagram: Virada da Equidade e Centro Cultural Grajaú