Ibero-americanos

OEI amplia debates culturais no I Encontro Ibero-Americano de Cultura no Rio de Janeiro

Saiba mais sobre as discussões e participantes do evento promovido pela OEI no Museu de Arte do Rio de Janeiro.

I ENCONTRO IBERO-AMERICANO DE CULTURA DA OEI PROMOVE DEBATES SOBRE INDÚSTRIAS CULTURAIS E CRIATIVAS NO RIO DE JANEIRO
Foto: Divulgação

A Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) promoveu o segundo dia do I Encontro Ibero-Americano de Cultura no Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR), com foco nas Indústrias Culturais e Criativas.

Hello Bet
Hello Bet

O evento contou com a participação de especialistas, autoridades e artistas ibero-americanos, incluindo Márcio Tavares, Secretário Executivo do Ministério da Cultura do Brasil, Eduardo Saron, Presidente da Fundação Itaú, e Eloisa Vaello, Chefe do Departamento de Cooperação e Promoção Cultural da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).

O que você precisa saber:

  • Segundo dia do I Encontro Ibero-Americano de Cultura focou nas Indústrias Culturais e Criativas.
  • Participação de especialistas, autoridades e artistas ibero-americanos destacou o evento.
  • Objetivo do encontro é fortalecer a cooperação e promover a troca de experiências culturais na Ibero-América.

Destaques do Evento

Durante os painéis abertos ao público, foram discutidas estratégias regionais inovadoras para impulsionar a cultura, a participação cidadã e os territórios criativos, bem como a relação entre cultura e geração de oportunidades. A presença de mais de 50 especialistas de 19 países ibero-americanos e representantes dos escritórios da OEI enriqueceu as discussões e reflexões sobre os desafios e oportunidades no campo cultural.

Objetivos e Temáticas

O Diretor-Geral de Cultura da OEI, Raphael Callou, ressaltou a importância do encontro como um espaço para compartilhar experiências e promover a cooperação entre os projetos culturais da OEI. Com o lema “Construindo juntos um Futuro Sustentável”, o evento se concentra em quatro eixos temáticos: Educação Artística, Indústrias Culturais e Criativas, Diversidade, Cultura Afrodescendente e Decolonialismo, e Cultura e Sustentabilidade.

Próximos Passos

A primeira etapa do evento encerra no Rio de Janeiro, seguida pela continuação em Salvador, Bahia, nos dias 11 e 12 de abril. Os interessados em participar dos fóruns abertos ao público podem se registrar com antecedência por meio deste link.