O ator Humberto Carrão, presente na pré-estreia do filme Pasárgada, realizada na noite de segunda-feira (23) na sala Kinoplex Globoplay, no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, comentou sobre a atual situação do cinema no Brasil, afirmando que a cultura foi vista como inimiga durante o governo Bolsonaro.
“Nós estamos recuperando depois de alguns anos complicados em que a cultura e o cinema eram vistos como inimigos”, disse Carrão em entrevista ao Diário Carioca.
Carrão também destacou ao DC, a importância do lançamento de filmes brasileiros em momentos como este. “É muito bonito ver esse momento, são filmes feitos em momentos diferentes e que estão sendo lançados juntos. Assim como é importante comemorar, é importante também cobrar que tenham mais editais, mais incentivos aconteçam”, afirmou o ator, referindo-se ao trabalho coletivo que resulta em produções significativas.
Na pré-estreia, Dira Paes, que além de protagonista é a diretora do longa, interpreta uma bióloga de 50 anos envolvida em um projeto de pesquisa. Durante essa jornada, sua personagem conhece Manuel, vivido por Humberto Carrão, que a leva a refletir sobre suas escolhas profissionais.
LEIA TAMBÉM
Durante o evento, Dira Paes comentou sobre a produção e a experiência de dirigir. A atriz expressou seu entusiasmo por estar em um projeto que representa uma luta e um desejo de trazer à tona temas relevantes por meio da arte. “Foi um desejo de fazer um projeto cinematográfico com o Pablo. Eu decidi me envolver em todas as etapas, desde o roteiro até o filme ficar pronto”, revelou ao DC.
‘Ainda Estou Aqui’
O evento também serviu como um momento de celebração para o cinema brasileiro, especialmente com a recente notícia de que o filme Ainda Estou Aqui foi escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional.
O longa-metragem será exibido em cinemas brasileiros a partir de 7 de novembro e antes disso, participará da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com data ainda a ser anunciada.
Carrão, que faz parte do elenco, finalizou suas observações falando sobre a recepção do público no Festival de Veneza.
“Foi muito bonito ver a recepção do público. Agora temos a notícia de que o filme foi escolhido para concorrer a uma vaga no Oscar, então é motivo de comemorar, que o nosso cinema está acontecendo, ganhando força, ganhando visibilidade”, concluiu ao DC.