Foi divulgado, nesta sexta-feira (27), o primeiro teaser da minissérie Os Quatro da Candelária, produção original da Netflix que reconta, em quatro episódios, os momentos que antecederam a Chacina da Candelária, no Centro do Rio de Janeiro. A série tem estreia marcada para o dia 30 de outubro e acompanha as últimas 36 horas antes do massacre, do ponto de vista de quatro crianças em situação de rua da cidade.
No teaser, os protagonistas Douglas (Samuel Silva), Sete (Patrick Congo), Jesus (Andrei Marques) e Pipoca (Wendy Queiroz) são apresentados enfrentando os desafios da vida nas ruas da capital carioca.
As imagens misturam a brutalidade da realidade urbana com sequências que remetem a sonhos e fantasias, mostrando a esperança que os personagens ainda alimentam por um futuro diferente.
O contraste entre os momentos de tensão e os fragmentos de imaginação busca ressaltar a complexidade da vida nas grandes metrópoles brasileiras.
Dirigida por Luis Lomenha e Márcia Faria, e com produção da Jabuti Filmes em parceria com a Kromaki, a minissérie conta com uma equipe majoritariamente negra e envolveu sobreviventes da Chacina da Candelária no processo criativo.
LEIA TAMBÉM
- Série espanhola A ZONA estreia na HBO
- Movimento no Centro do Rio marca 29 anos da Chacina da Candelária
- Atos no Rio de Janeiro lembram 30 anos da Chacina da Candelária
- Comlurb mantém rotinas de limpeza na região da Candelária, que relembra 30 anos de chacina neste domingo
- Rio de Janeiro terá circuito histórico da luta pela democracia
O elenco é composto por jovens talentos e participações especiais de figuras renomadas como Antônio Pitanga, Péricles, Leandro Firmino, Bruno Gagliasso, Maria Bopp e Stepan Nercessian.
Assista
A Chacina da Candelária
O massacre conhecido como Chacina da Candelária ocorreu na madrugada de 23 de julho de 1993, no centro do Rio de Janeiro, quando oito crianças e adolescentes foram assassinados por policiais militares enquanto dormiam em frente à Igreja da Candelária.
O crime chocou o país e é lembrado como um dos episódios mais violentos e simbólicos da violação de direitos humanos contra jovens em situação de rua no Brasil.
A minissérie, ao focar nos dias que precederam a tragédia, busca recontextualizar o evento pela perspectiva daqueles que foram mais afetados, além de reforçar a memória coletiva em torno do massacre.