22.9 C
Rio de Janeiro
sábado, janeiro 11, 2025
InícioCulturaTeatroCom texto inspirado em Conceição Evaristo, atriz Fernada Dias se apresenta em teatro para falar do valor da beleza negra

Com texto inspirado em Conceição Evaristo, atriz Fernada Dias se apresenta em teatro para falar do valor da beleza negra

Idealizadora , autora e protagonista do espetáculo, a atriz Fernanda Dias sobe ao palco do Teatro Firjan Sesi em Caxias no dia 12 e dia 13 em Jacarepaguá para contar sobre ancestralidade, autoestima e empoderamento da mulher negra.

O espetáculo se desenvolve em torno de diálogos e trilha musical tocada e cantada ao vivo, da Rainha Dandaluanda com a árvore milenar de origem africana, o Baobá. A árvore, Baobá, ensina a rainha os valores africanos e desperta sua autoestima: primeiro, como menina; em seguida, como mulher e, finalmente, como rainha, consciente de sua beleza singular, de sua força ancestral e identidade negra.

A montagem que tem texto e atuação de Fernanda Dias, direção de Vilma Melo, a primeira negra a ganhar o prêmio Shell na categoria de Melhor Atriz e no elenco Fernanda Dias, Lidiane Oliveira, Rapha Moreto e Beà.

As atrizes apresentam a força do feminino onde os movimentos e os gestos, que auxiliam na narrativa da encenação, por meio de uma estética negra, valorizando a identidade negra feminina, sua força e a conexão com a ancestralidade de se reinventar.

Inspirado em argumentos de Simone Ricco e textos da autora Conceição Evaristo, o objetivo deste espetáculo, é além de trazer para a cena teatral uma estética que atravessa a diáspora negra, como essa diáspora influencia a capacidade das mulheres se reinventarem através dos tempos, e como essas estéticas podem ser reveladoras a ponto de fazer com o que o não dito venha à tona. Deste modo, a narrativa apresentada traz ao espectador a possibilidade de perceber o que está por trás do que vê.

Duração: 50 min
Classificação: 14 anos

Ficha técnica:

Texto: Fernanda Dias Argumento: Simone Ricco Direção: Vilma Melo Elenco: Fernanda Dias, Lidiane Oliveira, Rapha Morret e Beà Figurino: Clívea Choen Desenho de luz: Binho Schaefer Operador de luz: Victor Tavares Operador de som: Leandro Mattos Direção musical e percussão: Beà Coreografias: Fernanda Dias e Charles Nelson Concepção de cenário e projeto gráfico: Cachalote Mattos Fotografia: Valmyr Ferreira Idealização: Fernanda Dias Produção executiva: Claudia Bueno Serviço:

SESI CAXIAS

Dia : 12/05 (sexta-feira)

Hora: 20h

Teatro Firjan SESI CAXIAS . – R. Artur Neiva, 100, Duque de Caxias – Rio de Janeiro

SESI JACAREPAGUÁ               – 13/05

Dia: 13/05 (sábado)

Hora: 20h

Teatro Firjan SESI JACAREPAGUÁ . – Avenida Geremário Dantas, 940, Rio de Janeiro – Rio de Janeiro

Relacionadas

Parimatch Cassino online

Confira outros assuntos:

Mais Lidas