InícioCulturaTeatroDona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo realiza quarta edição
Arte

Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo realiza quarta edição

A quarta edição do Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo (Dona Ruth: FTNsp) vai acontecer entre os dias 17 a 26 outubro de 2025, após um hiato de três anos. A programação ocorre em espaços como Itaú CulturalSesc 24 de MaioSesc Bom RetiroComplexo Cultural Funarte SP e iBT – Instituto Brasileiro de Teatro, com programação inteiramente gratuita e recursos de acessibilidade.

Pela primeira vez, a programação conta com espetáculos internacionais, tendo como foco uma mirada pela ‘Améfrica Ladina’, conforme conceitua a intelectual Lélia Gonzalez, com duas obras, uma colombiana e outra cubana, ambas inéditas no Brasil. De Cuba, o grupo Ritual Cubano Teatro traz a montagem Kid Chocolate, obra protagonizada pelo premiado ator Jorge Enrique Cabellero Elizarde, inspirada na vida do famoso boxeador cubano homônimo. Na encenação acompanhamos a saga do personagem em busca do paraíso. Da Colômbia, a Fundación Afrocolombiana Casa Tumac chega com Atarugao Rostros Invisibles, montagem que explora a dança contemporânea, o teatro e a música afro-colombiana da região do Pacífico para dar luz à história de seis homens negros que, ao chegarem numa metrópole, enfrentam os desafios em busca de oportunidades para as suas vidas.

Artarugao Rostros Invisibles -Casa Tumac - Foto Daniel Romero
Artarugao Rostros Invisibles -Casa Tumac – Foto Daniel Romero

Os espetáculos nacionais que compõem o Dona Ruth: FTNsp – 4ª Edição são: Herança, da Cia. Burlantis (Belo Horizonte/MG), quecelebra os 50 anos de carreira do ícone da cultura afro mineira Maurício Tizumba; Terra Brasilis Top Trans Pindorâmica, da Cia. Sacana de Teatro e Dança (São Paulo/SP), que retrata a disputa de narrativas em um Brasil paralelo, sedimentado nas vivências entre pessoas trans e travestis; Danúbio, do Grupo Sutil Ato (Sobradinho/DF), inédito em São Paulo, que traz para a cena a relação com tempo por meio de um encontro lírico e de diferentes gerações; outro inédito na cidade, o Vamos pra Costa?, do Núcleo da Tribo (Itacaré/BA), traz a dança como ferramenta de visibilidade para os modos de organização e ações cotidianas em Itacaré; o infantil Gotas de Saberes, da Cia. Arteatro (Boa Vista/RR), também inédito em São Paulo, é uma obra inspirada em histórias do povo Makuxi; e Samba de Muriquinho, do Núcleo Abre Caminhos (São Paulo/SP), faz uma roda de samba com composições autorais para crianças de todas as idades.

Além dos espetáculos nacionais e internacionais, a programação conta com atividades formativas do Quilombo Artístico-pedagógico, que totalizam quatro ações abertas ao público com inscrições prévias. Serão três oficinas, ministradas pelos grupos Ritual Cubano Teatro (Cuba), Casa Tumac (Colômbia) e Núcleo da Tribo (BA). E, por fim, uma residência artística, conduzida pela Cia. Arteatro (RR) e pelo Núcleo Abre Caminhos (SP), tendo como tema as infâncias indígenas e negras brasileiras, público para o qual os grupos dedicam suas criações.

Completam a programação as Giras de Conversa, com debates conduzidos pelos críticos convidados Deise de Brito e Guilherme Diniz junto a convidados e artistas presentes na programação, e diversos lançamentos de livros. O Festival terá ainda a Casa de Francisca e a Aparelha Luzia como como Pontos de Encontros durante os dias do evento.  

Mais Notícias

‘A arte organiza o mundo, ainda que por instantes’, diz Amir Haddad

Apresentações de estudantes do Colégio Estadual Clóvis Monteiro e do Colégio Pedro II – Campus Niterói encerram as oficinas do projeto Arte Pública nas Escolas, promovido pelo Fórum Carioca de Arte Pública

Giuseppe Oristanio revive Guimarães Rosa em curta temporada de “Pormenor de Ausência”, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea

Com direção de Ernesto Piccolo e texto de Lívia Baião, monólogo retrata os últimos anos de vida do escritor

Para o diretor geral e curador do Dona Ruth: FTNsp, Gabriel Cândido, a 4ª edição “traz outras possibilidades de olharmos para as elaborações poéticas, estéticas e éticas das cenas negras diaspóricas contemporâneas. Essa é a principal razão de ser do festival. Por isso, é uma alegria imensa fazer esse evento, retornar após três anos com uma programação tão provocante. Ganha a cultura do país, a cidade, o teatro brasileiro e, principalmente, o público.” A curadora convidada desta edição, Soraya Martins, espera com essa programação “poder fazer pulsar um festival em que as subjetividades e estéticas são celebradas na sua multiplicidade e diferença como traço distintivo, com dias de festas, potências, criatividade, muitos encantamentos e de renovação de desejos para continuarmos recriando as formas infinitas de estarmos em cena e no mundo.”

Permanentemente, o festival homenageia a atriz Ruth de Souza (1921-2019) como um gesto afetivo, dando a este território o nome de “Dona Ruth”, reconhecendo esta mulher negra e artista como uma das atrizes mais importantes da história do teatro, cinema e teledramaturgia do Brasil, que através de sua excelência técnica e ativismo, tornou-se uma referência ética, artística e intelectual, bem como um símbolo de abertura de caminhos para pessoas negras artistas de diferentes gerações.

Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo é uma idealização da atriz e gestora cultural Ellen de Paula e do diretor e dramaturgo Gabriel Cândido, cujas três primeiras edições ocorreram em 2019, 2020 (online) e 2021 (híbrido). O festival ainda promoveu atividades como 100 Anos de Ruth de Souza: um sonho que se no tempo (2021), lançamento do livro Entre Mira, Serafina, Rosa e Tia Neguita: a trajetória e o protagonismo de Léa Garcia,de Júlio Claudio da Silva com participação da própria atriz e do cineasta Joelzito Araújo (2023); e a edição Pré-Festival: compartilhamentos curatoriais (2023). Com curadoria do idealizador Gabriel Cândido, também à frente da direção geral do evento, e pela curadora convidada Soraya Martins, a quarta edição do Dona Ruth: FTNsp tem patrocínio do Banco Itaú por meio da Lei Rouanet e apoio do Programa Iberescena e sua realização é em parceria com o Sesc SP.

Serviço | Programação

Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo – 4ª edição

De 17 a 26 de outubro de 2025

Ingressos gratuitos. Sessões com intérprete de Libras.

Acesse toda a programação: https://donaruthftnsp.com.br | instagram.com/donaruth.ftnsp

FOTOS e release detalhado, acesseDona Ruth: FTNsp – Clique aqui!

Lançamento da programação: 9 de outubro – Quinta

15h às 17h – Gira de Conversa: O Pensamento Curatorial como Guia da Programação

Com: Gabriel Cândido (curador e diretor geral) e Soraya Martins (curadora) e Ellen de Paula (idealizadora). Apresentação: APÊAGÁ.

Local: Itaú Cultural – Sala Vermelha (70 lugares). Classificação: Livre.

Entrada gratuita – Retire seu ingresso a partir de 7/10, às 12h.

17 de outubro – Sexta

19h – Abertura

20h – Espetáculo: Herança – Cia. Burlantins (Belo Horizonte/MG)

Duração: 45 min. Classificação: 12 anos. Gênero: Drama.

Local: Itaú Cultural – Sala Itaú Cultural (224 lugares)

Entrada gratuita – Retire seu ingresso a partir de 14 de outubro, às 12h.

18 de outubro – Sábado

14h – Lançamento/Livro: Dramas para Negros e Prólogo para Brancos: antologia de teatro negro-brasileiro (Ed. Temporal, 2024)

Organização: Abdias Nascimento.Bate-papo com Christian Moura (autor das biografias do livro). Medição: Deise de Brito.

15h30 – Relançamento/Livro: Comicidades e Palhaçarias Negras (Catappum!, 2024)

Organização: Chico Vinícius, Fagner Saraiva e Mafalda Pequenino. Bate-papo com Chico Vinicius e Fagner Saraiva. Mediação: Deise de Brito.

17h – Lançamento/Livro: Teatro Experimental do Negro: histórias, críticas e outros dramas (Ed. Temporal, 2025)

Autor: Guilherme Diniz. Bate-papo com Guilherme Diniz. Mediação: Soraya Martins Apresentação:APÊAGÁ.

Local: iBT – Instituto Brasileiro de Teatro

Gratuito. Sem retirada de ingressos.

20h – Espetáculo: Vamos pra Costa? – Núcleo da Tribo (Itacaré/BA)

Duração: 40 minutos. Classificação: Livre. Gênero: Dança.

Local: Itaú Cultural – Sala Itaú Cultural (224 lugares)

Entrada gratuita – Retire seu ingresso a partir de 2 de outubro, às 12h.

19 de outubro – Domingo

19h – Espetáculo: Vamos pra Costa? – Núcleo da Tribo (Itacaré/BA)

Duração: 40 minutos. Classificação: Livre. Gênero: Dança.

Local: Itaú Cultural – Sala Itaú Cultural (224 lugares)

Entrada gratuita – Retire seu ingresso a partir de 2 de outubro, às 12h.

20 de outubro – Segunda

10h às 14h – Quilombo Artístico-pedagógico: A Pie Pelao va con música en vivo

ComCasa Tumac (Colômbia)

Local:  Complexo Cultural Funarte SP

Gratuito. 20 vagas. Inscrições prévias – formulário online: https://forms.gle/L8ytCdTVeCnWBWkJ7

16h – Girade Conversa: Abre-Alas – Festivais em Aquilombamento 

Participantes:Aline Mohamad (IBT), Aline Vila Real (Funarte), Carlos Gomes (Itaú Cultural), Gabriel Cândido (Dona Ruth: FTNsp), Natalia Martins (Sesc SP), Thiago Pirajira (Mostra Cura de Artes Cênicas Negras – Porto Alegre e Pelotas/RS), Verusya Correa (Festival de Dança Itacaré/BA) e Soraya Martins (Dona Ruth: FTNsp)

Mediação: Deise de Brito e Guilherme Diniz. Apresentação:APÊAGÁ.

Local: Complexo Cultural Funarte SP

Gratuito. Sem retirada de ingressos.

20h – Conferência: Nas Dobras do Real: o fictício, o imaginário e as subjetivações em cena

Com Leda Maria Martins

Local: iBT – Instituto Brasileiro de Teatro

Gratuito. Ingressos distribuídos 1h antes da atividade.

21 de outubro – Terça

11h às 14h30 – Quilombo Artístico-pedagógico: Encantamento e imaginação – Infâncias Indígenas e Negras

Com Cia. Arteatro (Boa Vista/RR) e Núcleo Abre Caminhos (SP)

Local: Sesc 24 de Maio

Gratuito. Ingressões prévias – formulário online:  https://forms.gle/m9EwZCsmaiWHuTTt9

15h – Gira de Conversa: Fissurar Olhares

Com Deise de Brito, Guilherme Diniz e artistas convidados da programação

Local: Complexo Cultural Funarte SP

Gratuito. Sem retirada de ingressos.

20h – Espetáculo: Atarugao Rostros Invisibles -Casa Tumac (Colômbia)

Duração: 45 minutos. Classificação: Livre. Gênero: Dança-teatro.

Local: Itaú Cultural – Sala Itaú Cultural (224 lugares)

Entrada gratuita – Retire seu ingresso a partir de 22 de outubro, às 12h.

22 de outubro – Quarta

10h às 14h – Quilombo Artístico-pedagógico: Da Totalidade ao Vamos Pra Costa? Uma Experiência Dançante com a Corda. Topa? – Com Núcleo da Tribo (Itacaré/BA).

Local: Complexo Cultural Funarte SP

Gratuito. 20 vagas. Ingressões prévias – formulário online:  https://forms.gle/zqut7Uj5qr3FQACHA

11h às 14h30 – Quilombo Artístico-pedagógico: Encantamento e imaginação – Infâncias Indígenas e Negras – Com Cia. Arteatro (Boa Vista/RR) e Núcleo Abre Caminhos (SP)

Local: Sesc 24 de Maio

Gratuito. Ingressões prévias – formulário online:  https://forms.gle/m9EwZCsmaiWHuTTt9

15h – Gira de Conversa:  Fabulação de Imagens 

Com Deise de BritoGuilherme Diniz e artistas convidados da programação

Local: Complexo Cultural Funarte SP

Gratuito. Sem retirada de ingressos.

20h – Espetáculo: Atarugao Rostros Invisibles – Casa Tumac (Colômbia)

Duração: 45 minutos. Classificação: Livre. Gênero: Dança-teatro.

Local: Itaú Cultural – Sala Itaú Cultural (224 lugares)

Entrada gratuita – Retire seu ingresso a partir de 22 de outubro, às 12h.

23 de outubro – Quinta

11h às 14h30 – Quilombo Artístico-pedagógico: Encantamento e imaginação – Infâncias Indígenas e Negras

Com Cia. Arteatro (Boa Vista/RR) e Núcleo Abre Caminhos (SP)

Local: Sesc 24 de Maio

Gratuito. Inscrições de 30/9 a 21/10 pelo formulário https://forms.gle/m9EwZCsmaiWHuTTt9.

15h – Gira de Conversa: A Crítica como Imaginação

Com Deise de Brito, Guilherme Diniz e artistas convidados da programação

Local: Complexo Cultural Funarte SP

Gratuito. Sem retirada de ingressos.

20h – Espetáculo: Terra Brasilis Top Trans Pindorâmica -Cia. Sacana de Teatro e Dança (SP)

Duração: 75 minutos. Classificação: 16 anos. Gênero: Drama.

Local: iBT – Instituto Brasileiro de Teatro

Gratuito. Retirar na bilheteria 1 hora antes da sessão.

24 de outubro – Sexta

10h às 14h – Quilombo Artístico-pedagógico: Caminos Hacia una Vivencia Emocional del Movimiento Danzario.

Com Ritual Cubano Teatro (Cuba)

Local: Complexo Cultural Funarte SP

Gratuito. 20 vagas. Ingressões prévias – formulário online: https://forms.gle/27MYAFefEs6CQmLZ9

11h às 14h30 – Quilombo Artístico-pedagógico: Encantamento e imaginação – Infâncias Indígenas e Negras

Com Cia. Arteatro (Boa Vista/RR) e Núcleo Abre Caminhos (SP)

Local: Sesc 24 de Maio

Gratuito. Inscrições de 30/9 a 21/10 pelo formulário https://forms.gle/m9EwZCsmaiWHuTTt9

20h – Espetáculo: Danúbio – Grupo Sutil Ato (Sobradinho/DF)

Duração: 55 minutos. Classificação: 12 anos. Gênero: Drama.

Local: Sesc Bom Retiro

Gratuito – Retirar ingressos na bilheteria 1 hora antes da sessão. No Teatro.

25 de outubro – Sábado

11h às 13h30 – Quilombo Artístico-Pedagógico: Encantamento e imaginação – Infâncias indígenas e negras – Com Cia Arteatro (Boa Vista/RR) e Núcleo Abre Caminhos (SP)

Local: Sesc 24 de Maio

Gratuito. Inscrições de 30/9 a 21/10 pelo formulário https://forms.gle/m9EwZCsmaiWHuTTt9

16h – Espetáculo: Gotas de Saberes – Cia. Arteatro (Boa Vista/RR)

Duração: 55 minutos. Classificação: 12 anos. Gênero: Drama.

Local: Sesc 24 de Maio

Gratuito. Sem retirada de ingressos.

20h – Espetáculo: Danúbio – Grupo Sutil Ato (Sobradinho/DF)

Duração: 55 minutos. Classificação: 12 anos. Gênero: Drama.

Local: Sesc Bom Retiro

Gratuito – Retirar ingressos na bilheteria 1 hora antes da sessão. No Teatro.

20h – Espetáculo: Kid Chocolate – Ritual Cubano Teatro (Cuba)

Duração: 75 min. Classificação: 12 anos. Gênero: Drama.

Local: Sesc 24 de Maio

Gratuito – Retirar ingressos na bilheteria 2 horas antes da sessão.

26 de outubro – Domingo

16h – Espetáculo: Samba de Muriquinho – Núcleo Abre Caminhos (SP)

Local: Sesc Bom Retiro

Gratuito. Sem retirada de ingressos. Na Praça de Convivência.

16h – Espetáculo: Gotas de Saberes – Cia. Arteatro (Boa Vista/RR)

Duração: 55 minutos. Classificação: 12 anos. Gênero: Drama.

Local: Sesc 24 de Maio

Gratuito. Sem retirada de ingressos.

17h – Espetáculo: Kid Chocolate – Ritual Cubano Teatro (Cuba)

Duração: 75 min. Classificação: 12 anos. Gênero: Drama.

Local: Sesc 24 de Maio

Gratuito – Retirar ingressos na bilheteria 2 horas antes da sessão.

Locais / Endereços

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149 – Bela Vista. SP/SP.

Tel.: (11) 2168- 1777. 224 lugares. Acessibilidade. Na rede: @itaucultural.

Sesc 24 de Maio

Rua 24 de Maio, 109, República. SP/SP.

Tel.: (11) 3350-6300.  245 lugares. Acessibilidade. Na rede: @sesc24demaio.

Sesc Bom Retiro

Alameda Nothmann, 185 – Campos Elíseos. SP/SP.

Tel.: (11) 3332-3600. 297 lugares. Acessibilidade. Na rede: @sescbomretiro.

Complexo Cultural Funarte SP

Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos. SP/SP.

Tel.: (11) 3662-5177. Acessibilidade.

iBT – Instituto Brasileiro de Teatro

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 277 – Bela Vista. SP/SP.

Tel.: (11) 91571-3614. Acessibilidade. Na rede: @ibteatro.

Casa de Francisca

Rua Quintino Bocaiúva, 22 – Sé. SP/SP

Tel.: (11) 3052-0547. Na rede: @casadefrancisca.

JR Vital
JR Vitalhttps://diariocarioca.com/
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.
Parimatch Cassino onlineParimatch Cassino onlineParimatch Cassino onlineParimatch Cassino online

Relacionadas

‘A arte organiza o mundo, ainda que por instantes’, diz Amir Haddad

Apresentações de estudantes do Colégio Estadual Clóvis Monteiro e do Colégio Pedro II – Campus Niterói encerram as oficinas do projeto Arte Pública nas Escolas, promovido pelo Fórum Carioca de Arte Pública

Giuseppe Oristanio revive Guimarães Rosa em curta temporada de “Pormenor de Ausência”, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea

Com direção de Ernesto Piccolo e texto de Lívia Baião, monólogo retrata os últimos anos de vida do escritor

Adriana Birolli chega ao Teatro Miguel Falabella com a comédia “Não”

Monólogo reflete sobre as escolhas que fazemos todos os dias e a dificuldade de dizer não a pessoas e situações

Espetáculo inspirado em “As veias abertas da América Latina”, de Eduardo Galeano, chega ao Sérgio Porto

Veias Abertas 60 30 15, da Aquela Cia., é um mergulho musical na história do continente

Comédia Crise dos 7 chega ao Rio de Janeiro

“Todo casal tem suas crises. Mas a crise de risos é a melhor de todas.”

Mais Notícias

Recomendadas