Espetáculo contemplado por edital em Niterói estreia em boite da cidade

Redacao
Por Redacao
3 Min Read

A peça O Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente é uma das peças teatrais mais emblemáticas do escritor português. A peça original encenada pela primeira vez em 1517 transita pelos gêneros teatrais moralidade e farsa, com personagens caricaturais que representam categorias e classes da sociedade na idade média que estão diante de duas barcas; a do céu, guiada por um anjo, e a do inferno, guiada por um demônio. Conforme a chegada de cada personagem vai se dando, os guias argumentam porque o réu deve ou não ir para uma ou outra embarcação. Os jogos de palavras que brincam com o humor e a reflexão apresentam o panorama do século XIV, mas que ironicamente (ou tragicamente) se assemelham com os embates político-sociais vividos atualmente.

“O Auto do Cabaré” é um cabaré futurista situado no cenário das boates de 2023, especificamente os espaços que agregam a diversidade LGBTQIAP+. Em um cabaré, o espaço em si gera a dramaturgia e atravessar esse espaço com uma peça sobre a moralidade dentro de um universo que representa a diversidade e a libertação dos corpos através da música e da dança é a fricção artística proposta pela montagem.

As intervenções da dança característica da cultura Ballroom serão a costura da trama de quem deste mundo merece o céu e o inferno. A peça oportuniza a seguinte reflexão: infelizmente a idade média não está longe dos tempos atuais. Na encenação os atores estão ao lado da plateia havendo assim a interação constante dos presentes nas intervenções artísticas e nas discussões sobre o personagem que será julgado.

A diversidade surge como protagonista. O protagonismo, nesse caso, entendido como uma forma de resistir e celebrar os corpos e a história de todos, todas e todes que no front de batalha contra a LGBTQIAP+fobia tiveram suas vidas ceifadas, nomes esquecidos, apenas por existirem; por genuinamente serem quem são.

SERVIÇO

O AUTO DO CABARÉ De 15 a 30 de julho de 2023 Sábados e domingos às 19h Inspirado na obra O auto da barca do inferno, de Gil Vicente Dramaturgia: George Ritter Direção geral: Carmen Frenzel Elenco: Alex Amorin, Bianca Langsdorff, Bianca Farahon, George Ritter, Ingo Lyrio, José Geraldo Demezio, Mariana Dulcetti, Sylvio Moura e Thiago Magalhães Participação especial: Ayo Faria, Rothyer Kali e Yves Carvalho Classificação etária: 16 anos Ingressos: R$20 e R$10 Maiores informações: (21) 98724-0468 (whatsapp) Local: Encontru’s Complexo Gay – Rua Saldanha Marinho, 32, Centro, Niterói Realização: Oficina Social Produções Artísticas Ltda

Compartilhe esta notícia