Teatro SESI apresenta O quarteto Il Dolce Ballo no Música em Cena

O quarteto Il Dolce Ballo será a próxima atração do projeto Música em Cena, no Teatro do SESI- São Paulo. A apresentação, gratuita, será realizada no domingo, dia 8 de maio, às 12h.

O repertório do grupo contempla obras de músicos como os italianos Vincenzo Capirola, Juan Ambrosio Dalza, Lorenzo da Firenze e Giovanni Bassano, dos franceses Claude Gervaise e Guillaume de Machaut e do espanhol Gaspar Sanz.

Na escolha do repertório e em sua adaptação à formação vocal/instrumental do grupo são usados critérios técnicos, estéticos e históricos, possibilitando recriações originais das músicas e a construção de uma sonoridade muito característica, que se destaca pela delicadeza e refinamento. É também preocupação constante do grupo transmitir ao público informações que possibilitem uma melhor compreensão e apreciação do espetáculo como se verifica nos textos explicativos dos programas e nas traduções das letras das canções.

O projeto Música em Cena visa democratizar o acesso à música erudita/ instrumental, representando a significativa contribuição da indústria de São Paulo para oferecer ao público o encontro com a linguagem musical e a promoção da cidadania.

Histórico do grupo

O grupo IL DOLCE BALLO iniciou suas atividades em 1995 como quarteto de flautas doces. Em 1997 agregou à sua formação instrumentos de cordas dedilhadas, percussões e canto. Desde então, dedica-se ao resgate e à prática da música da Idade Média e do Renascimento em cópias de instrumentos de época, mantendo uma intensa e constante agenda de concertos em teatros, salas e igrejas do país. O IL DOLCE BALLO tem reconhecimento em sua especialidade por sua regularidade de trabalho desde sua formação.

Em São Paulo, o grupo apresentou-se na capital, na grande São Paulo (ABCD, Ribeirão Pires, Barueri e Guarulhos), no interior (Jundiaí, Campinas, Araraquara e Mogi das Cruzes) e no litoral (Bertioga). Em 2005 e 2006, participou do projeto Música Sacra e de Devoção, realizado no Centro Cultural Banco do Brasil nas capitais paulista e fluminense. Atuou, ainda, como convidado da I Mostra Brasileira de Música Antiga, realizada em Araripe (CE), realizou concertos no Centro Cultural Banco do Nordeste (Fortaleza – CE). No ano seguinte, apresentou-se no Palácio do Itamaraty (RJ), na série Música no Museu.

O trabalho desenvolvido pelo grupo para a correta pronúncia e tradução das letras das canções levou-o a ser convidado regularmente pela Profa. Dra. Elaine Sartorelli para concertos-palestra na Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo. Os músicos se apresentam, regularmente, também no Colégio Bandeirante (SP), desenvolvendo trabalho didático em cursos de Apreciação e História da Música.

Músicos:

Carlos Eduardo Vieira, Canto

Marta Roca, Flautas Doces

Ari Colares, Percussão

Rosimary Parra, Alaúde e Vihuela

 

 

Programa

 

Alfonso X El Sabio (1221-1284) – A Madre de Jhesu-Cristo (Cantiga de Santa Maria nº302)

 

Codex Las Huelgas (Espanha, séc.XIII) – Salve Virgo Regia/Ave Gloriosa/Domino (moteto)

 

Livro Vermelho de Montserrat (Espanha, séc. XIV) – Imperayritz de la Ciutat Joyosa

 

Alfonso X El Sabio – Santa Maria, Strela do Dia (CSM nº100)

 

Guillaume de Machaut (c.1300-1377) – Je ne Cuit Pas (chanson)

 

Anônimo italiano séc. XIV – Saltarello

 

Lorenzo da Firenze (séc. XIV) – A Poste Messe (caccia)

 

Anônimo italiano séc. XIV – Ghaetta

 

Giovanni Bassano (1560/61-1617) – Ricercata Quarta

 

Philippe Verdelot (c.1480/85-c.1530/32) – Divini Occhi Sereni

 

Patricia Michelini (1971-) – Diminuições sobre Divini Occhi Sereni

 

Vincenzo Capirola (1474-c.1548) – Balletto

 

Juan Ambrosio Dalza (séc. XVI)- Calata ala Spagnola

 

Pierre Attaignant (c.1494-c.1552) – Pavane et Galliarde de la Bataille

 

Andrea Falconieri (1585-1656) – Battaglia de Barabaso Yerno de Satanas

 

Claude Gervaise (séc.XVI) – Tourdion

 

Andrea Falconieri – Passacalle

 

Gaspar Sanz (1640-c.1710) – Lantururu

 

Jakob van Eyck (1590-1657) – Variações sobre Lanternu

 

Gaspar Sanz – Maricapalos / Codex Coimbra (Portugal, séc. XVII) – Marisapoles

 

Gaspar Sanz – Canarios

SERVIÇO:

Música em Cena 2011 – Il Dolce Ballo

Local: Teatro do SESI – São Paulo / Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso       Av. Paulista, 1.313 – Metrô Trianon-Masp

Data e horário: dia 8/04 (domingo), às 12h.

Capacidade: 456 lugares

Recomendação etária: livre

Duração: 60 minutos

Entrada: Franca – A distribuição dos ingressos tem início a partir da abertura da bilheteria, no dia do espetáculo – domingo, a partir das 11 horas. São distribuídos dois ingressos por pessoa.

Informações: (11) 3146-7405/7406