“O Incansável Dom Quixote” estreia no Teatro Armando Gonzaga, em Marechal Hermes, no Rio

Com adaptação e atuação de Maksin Oliveira, o espetáculo conta a saga do mais valoroso cavaleiro andante que cingiu espada no mundo.

Com ingressos populares, o espetáculo “O Incansável Dom Quixote”, que já passou pela Argentina,  Uruguai, República Dominicana e diversos palcos do Brasil, chega em Marechal Hermes, no Rio. As apresentações acontecem no Teatro Armando Gonzaga, em Marechal Hermes, nos dias 17 e 18 de setembro, às 20h e 19h, respectivamente.

A adaptação, premiada pelo Edital Retomada Cultural 2, narra a saga de Dom Quixote, o mais valoroso cavaleiro andante que cingiu espada no mundo. Este homem de incomparável coragem e retidão, sempre montado em seu cavalo, Rocinante, e ao lado de seu escudeiro-amigo-braço-direito, Sancho Pança, passa por muitas desventuras, em teste de sua obstinação e coragem. Ele perde batalhas, é gozado, e duvidam de sua saúde mental. No entanto, nada é páreo para o “Cavaleiro da Triste Figura”. 

O espetáculo, aclamado pela crítica, é recheado de amor e lirismo, como forma de aproximar o espectador da jornada do personagem. A partir do humor, “O Incansável Dom Quixote” aborda o existencialismo, o lirismo, o amor e a perversidade, e promove uma reflexão filosófica acerca das motivações que impulsionam cada sujeito. 

A adaptação do romance para o palco acontece a partir da performance de Maksin Oliveira, o único ator em cena. Nesta proposta, o ator assume o risco de criar o espetáculo em parceria com o espectador, num constante jogo de contracenação. Tudo se resume a um palco, um ator, a plateia e o jogo. 

Espetáculo premiado  “O Incansável Dom Quixote”   chega no Teatro Armando Gonzaga,   em Marechal Hermes, no Rio - Fotos: João Julio Mello
Espetáculo premiado “O Incansável Dom Quixote” chega no Teatro Armando Gonzaga, em Marechal Hermes, no Rio – Fotos: João Julio Mello

A concepção cenográfica não poderia deixar de ser minimalista: uma corda delimitando o espaço de jogo, como os bufões, parlapatões, histriões da Europa medieval e instrumentos musicais guardados numa velha maleta, são alguns elementos que o ator utiliza. O figurino remete aos bufões europeus, com a contemporaneidade que a encenação lhe confere; a luz, muito delicada, dá apenas contornos suaves que são preenchidos com o todo da encenação.

Enquanto Maksin Oliveira tem grande experiência com palhaçaria e teatro de rua, a pesquisa de Reinaldo Dutra, diretor da peça, é calcada no teatro físico, na utilização de máscaras e na dança. Essa mistura de históricos e focos investigativos foram fundamentais para a criação de um espetáculo que fosse o mais rico possível dentro de sua simplicidade. 

SINOPSE SUGERIDA – “O Incansável Dom Quixote” conta a saga do mais valoroso cavaleiro andante que cingiu espada no mundo. Sempre ao lado de Sancho Pança, perde batalhas, é gozado, e duvidam de sua saúde mental. Mas nada é páreo para o “Cavaleiro da Triste Figura”. A adaptação cênica do romance de Cervantes acontece a partir da performance de um único ator em cena. É proposto um teatro onde o ator assume o risco de criar com o seu corpo e pouquíssimos elementos essenciais, enquanto o jogo interpretativo gera harmonia entre palavra e movimento, numa mesma unidade indissolúvel: gesto-palavra. Nesta adaptação, tudo se resume a uma mala, um ator, a plateia e o jogo.  

FICHA TÉCNICA 

Dramaturgia: Maksin Oliveira

Direção: Reinaldo Dutra

Elenco: Maksin Oliveira

Figurino: Leonam Thurler

Caracterização: Reinaldo Dutra

Cenário: Magnífica Trupe de Variedades

Iluminação: Pedro Struchiner

Operadora de luz: Isabella Castro

Fotografias: João Julio Mello 

Projeto Gráfico: TJ Bastos

Coordenador Geral: Ronaldo Tasso

Realização: Magnífica Trupe de Variedades e R/Tasso Ideias e Realizações

Proponente Ética Associação Artística e Cultural

Projeto incentivado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa através do Edital Retomada Cultural 2

SERVIÇO MARECHAL HERMES:

Datas: 17 e 18 de setembro de 2022

Horários:  Sábado, às 20h, e domingo, às 19h.

Local: Teatro Armando Gonzaga

Endereço: Av. Gen. Osvaldo Cordeiro de Farias, 511 – Mal. Hermes,

Preço: R$ 5,00 (inteira) R$ 2,50 (meia) 

Duração: 75 minutos

Gênero: Comédia 

Classificação: 12 anos

Informações: 21 2332-1040