Aleito chega a última semana em cartaz no CCJF

“Aleito” é um monólogo teatral protagonizado por Paula Furtado, com dramaturgia de Lane Lopes e dirigido por Helena Panno.

“Aleito” é um monólogo teatral protagonizado por Paula Furtado, com dramaturgia de Lane Lopes e dirigido por Helena Panno. No espetáculo, acompanhamos uma mulher esquecida pelos outros e esquecida de si mesma após décadas de vida dedicadas à família e ao trabalho doméstico. A partir de lembranças fragmentadas, ela vai contando a sua história e, pela primeira vez, tomando as rédeas do seu destino. A peça fica em cartaz às sextas e sábados, de 16 de setembro a 8 de outubro, no teatro do Centro Cultural Justiça Federal, na Cinelândia.

Concebida e executada exclusivamente por mulheres, “Aleito” fala da invisibilidade do trabalho feminino, tanto no campo doméstico como na maternidade. Com grande força e lirismo, o espetáculo propõe uma reflexão sobre subjetividade feminina, memória e envelhecimento. “É uma homenagem às mulheres que vieram antes de nós. Um olhar atento e sensível para o nosso passado e um convite para pensarmos o futuro”, diz Helena Panno.

A peça, desenvolvida pelo coletivo Uma Película, entra no âmbito das narrativas secretas de mulheres que perderam a memória, o sobrenome, a autonomia e a liberdade: mulheres dadas como loucas, matrimônios forçados, agressões acobertadas. “O espetáculo desloca as contradições do âmbito doméstico para o espaço público e para o debate. É uma inspiração para repensarmos os papéis de gênero e as heranças culturais”, explica Lane Lopes.

QUEM SÃO

Lane Lopes  – DRAMATURGA

Escritora, pesquisadora e produtora. Estudou Ciências Sociais e Cinema na UFF e integrou a quarta turma do Núcleo Sesi de Dramaturgia. No teatro, teve diversos textos encenados e sua dramaturgia “Só percebo que estou correndo quando vejo que estou caindo” foi publicada pela ed. Cobogó em 2018. No audiovisual, atua como pesquisadora, roteirista e produtora. 

Paula Furtado – ATRIZ

Atriz brasiliense, pesquisadora de perna-de-pau, poesia e palhaçaria. Protagonizou o premiado curta metragem “Dani”. Atuou no curta “Nada de bom acontece depois dos 30”, de Lucas Vasconcelos, selecionado para exibição no festival de Cannes 2021. Atriz na Semana do Núcleo de Dramaturgia Firjan Sesi 2018, com o espetáculo “Parto”. Atriz na programação do 7º Festu com o espetáculo “E agora, Aonde Vamos?”, direção de Eduardo Vaccari. Já atuou em inúmeras peças teatrais como “Não Adianta Morrer” direção de Diogo Liberano, “Meu Coração (ou de carinho e de sexo)” de João Cícero e “Tenho Quebrado Copos”, monólogo dirigido por Isaac Bernat.

Helena Panno – DIRETORA

Técnica em Direção Teatral pela SP Escola de Teatro. Tem experiência na cena independente com pesquisas em Teatro Físico, Teatro Contemporâneo, Dança-Teatro, Performance e Teatro de Rua. Sua primeira criação autoral, o espetáculo “Vácuo”, integrou a programação da 9ª edição do TEMPO Festival e realizou duas temporadas no Teatro SEDE das Cias e também no Teatro Dulcina.

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia: Lane Lopes
Direção: Helena Panno
Atuação: Paula Furtado
Cenário e Figurino: Mag Pastori
Iluminação: Jessica Catharine
Operador de Luz: Jota Trindade
Trilha Sonora: CARU
Operadora Som: Diene Ghizzo
Fotografia: Larissa Bruijn
Artista Visual: Brenda Spinosa
Mídias Sociais: Paula Furtado
Assessoria de imprensa: Júnia Azevedo (Escrita Comunicação)
Produção: Luciana Duque
Assistente de Produção: Lane Lopes
Realização: Coletivo Uma Película
Apoio: Centro Cultural Justiça Federal, Rádio Roquette Pinto, Super Bar, Teto Bar e Cozinha, Banca do André

SERVIÇO

Espetáculo de teatro
Título: Aleito
Horário: 19h
Temporada: de 16 de setembro a 8 de outubro de 2022
Dias: sextas e sábados
Local: teatro Centro Cultural Justiça Federal
Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Cinelândia – Centro – Rio de Janeiro
Ingresso: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Duração: 60 m
Classificação etária: 12 anos