Sesc Madureira recebe o espetáculo "Circo de Seu Ambrósio"

O espetáculo “Circo de Seu Ambrósio” está em cartaz até 11 de dezembro no circuito Sesc de oito municípios do estado do Rio de Janeiro

O espetáculo “Circo de Seu Ambrósio” está em cartaz até 11 de dezembro no circuito Sesc de oito municípios do estado do Rio de Janeiro. Neste domingo (23/10), às 16h, a  montagem se apresenta na unidade de Madureira.

No Cavalo Marinho – folguedo tradicional da zona da mata de Pernambuco – AMBRÓSIO (ou mestre Ambrósio)  tem como função vender os demais personagens do reisado. Ele é uma espécie de mercador de figuras. No início da brincadeira, ele surge para negociar junto ao Capitão a possível compra e venda dessas figuras. Inspirado neste personagem que sintetiza em si os arquétipos do brincante, do menestrel medieval, do artista Mambembe, dos Caixeiros Viajantes e Mascates, o espetáculo propõe um diálogo entre o brincante e o palhaço. Essa junção de linguagens é o resultado de mais de uma década de pesquisa desenvolvida pelo ator e criador Ricardo Gadelha, tanto no campo das culturas populares quanto do circo.

No espetáculo, Ambrósio dança, toca e canta versos de improviso para abrir a roda e estabelecer no jogo com o público o pilar para a brincadeira se desenvolver. A cada personagem vendido, técnicas circenses como perna de pau, malabarismo e palhaçaria se mesclam ao vocabulário corporal e imagético das danças/folguedos populares. A trilha sonora original, assinada por Rodrigo Bis, evoca a ancestralidade de um povo que canta para vencer a morte e renascer a vida em festa. Assim, timbres de rabeca, viola, sanfona, pife e percussão, típicos de nossos folguedos, dão o tom da brincadeira. O espetáculo foi aprovado no edital Sesc RJ de Cultura 2022.

Além de Madureira, o peça irá passar também pelas unidades de Campos (06/11), Duque de Caxias (26/11), Ramos (27/11), Niterói (03/12), Teresópolis (04/12) e Barra Mansa (11/12).

Serviço:

“Circo de Seu Ambrósio”

Temporada: 16/10 a 11/12

Classificação: livre.

Duração: 40 minutos

Ingresso: gratuito

Gênero: circo

Programação:

Sesc Madureira (23/10), às 16h

R. Ewbank da Câmara, 90 – Madureira.

Campos (06/11), às 15h

Av. Alberto Torres, 397 – Centro, Campos dos Goytacazes

Sesc Duque de Caxias (26/11), às 15h

Rua General Argolo, 47 – Centro, Duque de Caxias 

Sesc Ramos (27/11), às 16h

Rua Teixeira Franco, 38 – Ramos,

Sesc Niterói (03/12), às 16h

Rua Padre Anchieta, 56 – São Domingos, Niterói

Sesc Teresópolis (04/12), às 16h

Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis

Sesc Barra Mansa (11/12), às 15h

Av. Tenente José Eduardo, 560 – Ano Bom, 

FICHA TÉCNICA

Concepção e atuação: Ricardo Gadelha

Trilha sonora original: Rodrigo biscoito

Provocação cênica: Itaércio Rocha, Lucio Enrico e Odília Nunes

Direção: Ricardo Gadelha e Gabriel Morais

Produção: Gadelha Arte Multilinguagem

Instagram: @ricardogadelha11

SINOPSE

O palhaço-brincante dança, toca e canta versos de improviso para abrir a roda e estabelecer no jogo com o público o pilar para a brincadeira se desenvolver. Técnicas circenses como perna de pau, malabarismo e palhaçaria se mesclam ao vocabulário corporal e imagético das danças e folguedos populares. No Cavalo Marinho, AMBRÓSIO é a personagem que coleciona e vende ‘figuras’ de diferentes folguedos. Já neste espetáculo, Ricardo Gadelha entrecruza sua própria trajetória como artista a elementos “ambrosianos” e explora o diálogo entre o circo e as culturas populares, entre o palhaço e o brincante.

Ricardo Gadelha

Formado em Artes Cênicas pela UNIRIO, com pós graduação em Educação Artística pela UCAM, Gadelha é um artista multilinguagem: atua como palhaço, pernalta, ator, educador, diretor, produtor, realizador, brincante, curador e artesão. Artista-pesquisador do campo da Palhaçaria, Ricardo é idealizador do premiado espetáculo TRICICLO, dirigido por Marcio Libar, e atuou no Blue Man Group, grupo norte americano que mescla comicidade, música e artes visuais. Recentemente, criou a websérie Pra fazer Papel de Palhaço, disponível no portal de Youtube do SESC Rio. Com o espetáculo SOLO PROTOCOLO, Ricardo Gadelha se apresentou em importantes festivais de circo e palhaçaria do país, bem como inúmeras praças, escolas, Sescs e eventos. Como artista residente do Grupo Roda Gigante (RJ) durante 2 anos, Ricardo desenvolveu pesquisa na palhaçaria hospitalar, e junto ao Projeto O Presente Encontro (Cia do Solo / Teatro do Sopro) experimentou o trabalho como palhaço em asilos. Gadelha é idealizador do EMPÉ – Encontro Mundial de Pernas de Pau, e integrante do Coletivo PernAlta, grupo carioca que desenvolve pesquisa em Pernas de Pau. Foi integrante da Cia de Mysterios Novidades (teatro de rua sobre pernas de pau). Além disso, criou o projeto independente GADELHA NA ESTRADA com o qual viajou por 5 regiões do Brasil levando seu espetáculo e oficinas. E foi curador de eventos como Caravana Mezcla de Palhaços (Juiz de Fora – MG) e Picadeiro Móvel (SESC RJ)