CIA CTO realiza sessão dupla do espetáculo "Gêneres"

Espetáculo “Gêneres” debate como a persistência na utilização de um conceito de gênero com estrutura binária pode afetar avanços sociais e promover a intolerância e a violência na convivência cotidiana. Como aprendemos a desempenhar papéis sociais a partir desse conceito de gênero? Quais mecanismos de “convencimento” ou de coerção são utilizados nos espaços sociais (família, escola, religião, etc.) para colocar cada pessoa em uma das duas caixinhas disponíveis: ele ou ela, azul ou rosa? Como mulheres aprendem a “ser mulheres”? Como homens aprendem a “ser homens”? Como eles aprendem que a linguagem da violência lhes é permitida?

“Gêneres” é uma produção de Teatro-Fórum baseada em Estéticas Feministas com o objetivo de revelar processos sociais por meios estéticos e de propor o diálogo interativo entre palco e plateia para buscar meios concretos para transformar a realidade. Após a apresentação, o público é convidado a, em pequenos grupos, buscar estratégias coletivas para enfrentar o problema encenado. Na sequência, estimula-se que alguns desses grupos improvisam suas propostas no palco junto com o elenco.

A peça com direção de Bárbara Santos é fruto do laboratório CriaDasOprimidas, um espaço de criação artística que visa garantir a efetividade do processo estético, a excelência dos produtos artísticos e a coadunação de ambos como estratégia de formação das mais de 30 artistas ligadas ao CTO. A realização da temporada é por meio do edital Retomada Cultural 2, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ) em parceria com o projeto Teatro das Oprimidas do CTO, que tem patrocínio da Petrobras e da SECEC-RJ, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

A CIA CTO realiza nos dias 1 e 2 de fevereiro, às 19h, na Sala Municipal Baden Powell em Copacabana, a apresentação gratuita do espetáculo Gêneres. A retirada do bilhete gratuito acontece na bilheteria da Sala, uma hora antes do início do espetáculo.