"Salvador, Anoiteceu e é Carnaval", com Paulo Verlings, no CCBB

“Salvador, Anoiteceu e é Carnaval” é uma fábula que se comunica com o que nossa sociedade está atravessando hoje, tanto no sentido global, quanto em um recorte mais específico sobre o nosso país. O texto, concebido pela dramaturga Marcéli Torquato, está a serviço das duas versões que Vilma dirige, uma para público a partir de 14 anos e outra, aos sábados e domingos, para toda família.

O elenco multirracial de oito atores e atrizes é acompanhado por quatro músicos em cena. O espetáculo é embalado por uma trilha sonora de músicas baianas de todas as épocas cantadas e tocadas ao vivo.

A ideia que fez gestar pela dramaturga Marcéli Torquato o texto de “Salvador, Anoiteceu e é Carnaval” surgiu do ator Paulo Verlings, que interpreta o personagem título “Salvador” e é acompanhado por um elenco multirracial, além de quatro músicos que tocam ao vivo, com direção musical de Marcelo Rezende e direção geral de Vilma Melo.

Foto: Paula Kossatz Em “Salvador, Anoiteceu e é Carnaval”, a namorada de Salvador sumiu no dia do casamento, ele procurou e não achou nunca. Até que uma carta anônima diz que ela está em Ermo, uma cidade desencantada, sem tempo para nada. Salvador vai atrás dessa pista como última tentativa de encontrar o seu amor. No elenco estão: Paulo Verlings (Salvador), Aline Carrocino (Ioiô), Carolina Pismel (Ceo), Ester Dias (Margarete), Jorge Florêncio (Silva/Carlinhos), Nando Brandão (Gerente), Patricia Elizardo (Silva/Madà) e Udylê Procópio (Xuê).

“A peça não está distante do que nós, sociedade moderna, estamos atravessando, tanto no sentido global, quanto em um recorte mais específico sobre o nosso país. Marcéli, nossa autora, nos presenteia com um olhar poético sobre esse comportamento. Há aqueles que são seduzidos por um encaixe, por um padrão, pela falta de questionamento, e acabam por anular a sua individualidade… Em contraposição há os que lutam pela liberdade de ser, de existir, de estar”, comenta a diretora Vilma Melo.

Assim como em “Pá de Cal (Ray-Lux)”, concebido em 2020, mas realizado em 2022 por conta da pandemia, “Salvador, Anoiteceu e é Carnaval” é uma idealização de Paulo Verlings, vislumbrando questões da nossa contemporaneidade que nos tocam de forma sensível.

“Esse espetáculo surge do meu desejo de trazer à tona questões como: aonde nós estamos colocando o nosso tempo, o nosso trabalho, os nossos sonhos? Que qualidade de vida estamos tendo? Até que ponto a gente perde essa mão? A ideia é trazer essa discussão através dessa fábula, que tem como contraponto popular as músicas do Carnaval de Salvador”, comenta Paulo Verlings, intérprete do protagonista da história. “Salvador é um jovem músico e compositor com uma personalidade pura, que está em busca do seu amor e nas suas andanças acaba encontrando um desdobramento disso. Ele tem uma vertente muito sonhadora, o que o aproxima um pouco da versão lírica de uma fábula. Salvador é um herói fabulesco contemporâneo”, conclui Paulo.

Serviço
Temporada: 24 de fevereiro até 2 de abril de 2023.
Versão para público a partir de 14 anos: Quarta à sexta, às 19h30, com duração de 90 minutos.
Versão para toda família: Sábados e domingos, às 16h, com duração de 60 minutos.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro II (Rua Primeiro de Março, 66, Centro)
Informações: 21 3808-2020 | [email protected]
Ingressos adquiridos na bilheteria do CCBB ou antecipadamente pelo site bb.com.br/cultura