"Sísifo", com Gregório Duvivier, em curta temporada no Teatro Riachuelo

Sísifo” fala sobre temas bem diversos em uma única cena. Foto: Elisa Mendes A travessia talvez seja a grande protagonista de “Sísifo” . Inspirado no mito grego do homem que carrega diariamente sua pedra morro acima para vê-la rolar ladeira abaixo e começar tudo de novo, o texto conecta a mitologia ao caótico mundo hiper conectado e ao Brasil dos memes. Tal panorama aparece em 60 cenas curtas, assinadas por Gregório Duvivier e Vinícius Calderoni neste trabalho que marca o início da parceria destes dois artistas multifacetados.

 ” “Sísifo” é o gif fundador da mitologia histórica, com essa ideia de eterno retorno. Percebemos como isso dava combustível para falar do momento histórico brasileiro, ao mesmo tempo em que falamos sobre travessia, sobre um trajeto que é preciso seguir. Certamente, não se chega a um novo Brasil sem passar por um Brasil distópico. Não se chega a um lugar sem passar por outro’, analisa Calderoni, autor das premiadas ‘Ãrrã’, ‘Elza’, ‘Museu Nacional’ e ‘Os Arqueólogos’.

Em cena, o ator repete o mesmo movimento: caminha de um ponto a outro do palco. A cada início de uma nova cena, ele retorna ao ponto inicial, como em um gif, formato de imagem altamente difundido no universo digital. Aliás, a investigação cênica deste formato deu origem ao trabalho, que incorporou outras características das novas formas de comunicação.

Se os memes e gifs são capazes de resumir uma situação às vezes complexa em apenas uma imagem, a ideia em “Sísifo” é de poder falar sobre temas bem diversos em uma única cena, ou em uma das travessias que Gregório faz pela rampa que ocupa o palco. Assim, as cenas apresentam um vasto panorama do caótico mundo contemporâneo, com todo o seu excesso de informação e tecnologia.

SERVIÇO:
SÍSIFO
Temporada:  De 03 a 12 de março 2023
Horário: sexta e sábado às 20h / domingo às 18h
Ingressos pela Sympla site.bileto.sympla.com.br
Classificação etária: 16 anos
Duração: 60 minutos