Peça inspirada em Guimarães Rosa estreia no Rio de Janeiro

“Um Tal Guimarães", peça inspirada em Guimarães Rosa, tem apresentações no Parque das Ruínas

E se Guimarães Rosa fosse um personagem inventado por ele mesmo? A partir dessa pergunta, a peça Um Tal Guimarães, que terá apresentações nos dias 1, 2, 8 e 9 de abril, no Teatro Ruth de Souza, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa, constrói um universo poético-ficcional para apresentar Guimarães Rosa na pele de algumas de suas principais invenções – desde as mais populares, como o casal Riobaldo e Diadorim, de Grande Sertão Veredas; personagens dos contos de Sagarana, como  Lalino Salathiel, Maria Rita, Sete-de- Ouros, o burrinho pedrês ou Augusto Matraga, até as figuras presentes em Primeiras estórias, como Darandina ou Tarantão, Brejeirinha ou Nhihinha.

A partir desse enredo desenvolvido pelo autor Luiz Antonio Ribeiro, o idealizador da peça e único ator em cena, Vitor Peres, revisita também as próprias memórias de sua infância vivida em um sertão mineiro esquecido de Rosa, ao mesmo tempo em que resgata a rica trajetória de um Guimarães Rosa “urbano”, recebedor de prêmios, como a cadeira de Imortal da ABL, resgatadas em relatos biográficos, entrevistas e matérias sobre o autor. “A ideia da peça nasceu há 20 anos. Tinha acabado de me mudar do interior de Minas e perdido meu avô, um senhor simples criado na roça que mal sabia ler, mas gostava de contar as histórias de suas andanças pela zona rural de Minas Gerais. Quando me deparei com a obra de Guimarães Rosa, enxerguei nas falas dos personagens algumas expressões e melodias usadas por meu avô. Me apaixonei por aquele universo que ia além do regionalismo”, conta Vitor.

Vitor Peres
Vitor Peres

O objetivo de Um Tal Guimarães é democratizar o acesso à cultura brasileira, despertando a curiosidade das pessoas acerca da vida de um dos escritores mais destacados da literatura mineira e brasileira, que influenciou grandes escritores dos territórios lusófonos, como José Luandino Vieira, em Angola, e Mia Couto, em Moçambique. E para promover uma experiência intimista ao público, detalhes como o cheiro de broa quentinha saindo do forno, preparada pelo próprio ator em cena, e os móveis pertencentes à casa da avó de Vitor foram cuidadosamente pensados pelo ator e pelo diretor, Renan Monteiro.

“A peça traz um olhar afetivo e de resgate às origens mineiras de Guimarães Rosa e do próprio ator. Nosso trabalho de pesquisa foi intenso para levar ao público uma imersão emocionante em tantos personagens, que poderiam ser eu, você ou qualquer outra pessoa que cruzasse o caminho do escritor”, conta Renan.

SERVIÇO:

UM TAL GUIMARÃES

APRESENTAÇÕES: 1, 2, 8 e 9 de abril (sábados e domingos)

HORÁRIO: 19h

LOCAL: Teatro Ruth de Souza, Parque das Ruínas

Classificação livre

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)

Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente no link: https://www.sympla.com.br/produtor/umtalguimaraes ou na bilheteria, nas datas do espetáculo, a partir das 18h