Adaptação de livro infantil de Walcyr Carrasco, “Meus 2 Pais” estreia no Futuros – Arte e Tecnologia

Com direção de Cesar Augusto, a peça encerra trilogia sobre paternidade realizada pelo ator Pedro Monteiro, que vive o protagonista Naldo.

O espetáculo foi construído a partir da linguagem dos jogos eletrônicos, com participações em vídeo de Kelzy Ecard, Claudio Lins, Betina Viany, Rodrigo França, Gabriela Estevão e Tamires Nascimento

Não é de hoje que o conceito de família se expandiu, se diversificou, e suas múltiplas configurações estão presentes e felizes na sociedade. Mas quem foge do modelo considerado tradicional sempre encontra alguns (ou muitos) desafios. O autor e novelista Walcyr Carrasco escreveu o livro “Meus 2 Pais” para falar desses desafios e mostrar para crianças a importância de aceitar as diferenças. A obra ganha agora adaptação integral para os palcos, em espetáculo realizado pelo ator Pedro Monteiro, com direção de Cesar Augusto, que estreia dia 20 de maio, no Centro Cultural Futuros – Arte e Tecnologia (antigo Oi Futuro), no Flamengo. As sessões serão aos sábados e domingos, às 16h, até 9 de julho. O projeto conta com patrocínio da Oi e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei de Incentivo à Cultura.

“Para nós, o teatro infantil é um veículo potente de experimentação, de descobertas de novas ideias e conceitos. Nossa missão é, por meio da arte, estimular o olhar crítico e construtivo. Com “Meus 2 Pais”, o Futuros – Arte e Tecnologia recebe em seu teatro um espetáculo que proporciona ao público familiar, com a linguagem dos games, viver e refletir sobre temas tão presentes nas vidas de muitas crianças como: as diferentes configurações familiares, bullying e os conflitos internos causados pela separação dos pais’’, explica Victor D’Almeida, gerente de cultura da instituição.

A peça conta a história de Naldo, menino de 9 anos, que tem que lidar com a separação dos pais. Quando a mãe precisa se mudar de cidade, ele passa a morar com o pai e seu amigo, Celso. Não demora muito, o garoto começa a sofrer bullying na escola e descobre que o pai é gay. Será que ele vai aceitar sua nova família? O projeto começou a ser desenvolvido antes da pandemia, quando o ator Pedro Monteiro, que vive o protagonista, leu o livro de Walcyr Carrasco e logo imaginou colocar esta história em cena. A peça encerra sua trilogia sobre paternidade, iniciada com o drama “Pão e Circo” (2021) e seguida pela comédia “Pai ilegal” (2022).

“Assim que li o livro de Walcyr Carrasco me emocionei e pensei em uma adaptação para os palcos. Eu me interessei não só pela questão principal, que é a de como um garoto lida com a descoberta de um pai gay, mas também pelos temas paralelos: bullying na escola, a diversidade em ambientes familiares, a influência dos amigos e os conflitos internos de uma criança”, explica Pedro Monteiro.

Pedro Monteiro estará sozinho no palco, mas contracenará com os atores Kelzy Ecard, Claudio Lins, Betina Viany, Rodrigo França, Gabriela Estevão e Tamires Nascimento, que aparecem em cenas virtuais. O espetáculo é dinâmico e foi todo foi construído como uma partida de videogame, em cenário criado por Beli Araújo, figurinos de Marcelo Olinto, trilha sonora original de André Poyart e iluminação de Ana Luzia de Simoni.

“Nosso espetáculo usa a linguagem dos jogos eletrônicos para simular a cabeça criativa de uma criança”, explica o diretor Cesar Augusto. “Queremos tratar de um tema importante de maneira saborosa, com abstrações, onomatopeias e sensibilidade. Afinal, teatro também é jogar com a plateia”, completa.

FICHA TÉCNICA:

Texto: Walcyr Carrasco Direção: Cesar Augusto Diretor assistente: João Gofman Assistente de direção: Romulo Chindelar Elenco: Pedro Monteiro, Betina Viany, Claudio Lins, Gabriela Estevão, Kelzy Ecard, Rodrigo França, Tamires Nascimento Cenário: Beli Araújo Figurinos: Marcelo Olinto Iluminação: Ana Luzia de Simoni Trilha sonora original: André Poyart Pesquisa sonora: João Gofman Direção de Movimento: Carol Ozório Visagismo e maquiagem: Andy Lima Projeção mapeada: Renato Krueger Operador de Câmera: Hernane Cardoso Som direto: Lucca Valor Logger e Still: Sandro Demarco Costura e tingimento de figurinos: Almir França Costura de cenário: Nice Tramontin Cenotécnico: M W Serviços Cenotécnicos Assistente de iluminação: Pedro Carneiro Camareira (estúdio): Jacyara de Carvalho Assessoria de imprensa: Paula Catunda e Rachel Almeida Fotos de Divulgação: Beto Roma Redes sociais: Rafael Teixeira Designer Gráfico: Davi Palmeira Assistente de Produção: Caroline Matos Direção de produção: Dani Carvalho (Desejo Produções) Realização: Pedro Monteiro SERVIÇO:

“Meus 2 pais”

Temporada: De 20 de maio a 9 de julho de 2023 Centro Cultural Futuros – Arte e Tecnologia: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo (Acesso próximo ao Metrô do Largo do Machado) Telefone:(21) 3131-3060 Dias e horários: sábados e domingos, às 16h Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada) Lotação: 63 pessoas Duração: 50 min. Classificação etária: livre Venda de ingressos: www.sympla.com.br Site: https://futuros.org.br/
Instagram: @futuro.artetecnologia
Facebook: https://web.facebook.com/InstitutoOiFuturo
Twitter: @Oi_Futuro