Espetáculo infantil feminista “Quem disse?” convida o público a um passeio rumo à transformação social

As apresentações começam neste domingo (28 de maio) e serão realizadas em diversas localidades

“Quem disse?” é um passeio de bicicleta com Ritinha e Bernardo, crianças que compartilham sonhos, levantam questionamentos e nutrem o desejo de viver em uma realidade onde as diferenças não as separem. Com uma abordagem que mistura diversão e leveza ao tratar de reflexões profundas, o espetáculo é um convite para romper com estereótipos e construir um mundo mais justo e inclusivo. As apresentações são gratuitas e começam neste domingo (28). Com exceção da apresentação na Maré, todas são abertas ao público.

Sob a direção de Breno Sanches, indicado ao Prêmio Zilka Salaberry de Teatro Infantil 2017/2018, o espetáculo conta com a atuação de Filipe Codeço, vencedor do Prêmio APTR 2021, e Ana Luiza França, que, além de atuar, assina o texto e as canções originais da peça.

Enquanto pedalam, as duas crianças nos conduzem em uma jornada de reflexão, ao mesmo tempo em que tentam decifrar a realidade que as cerca. Sendo assim, provocam questionamentos sobre os papéis sociais que aprisionam as identidades de gênero; estimulando o público a transformar o modo em que se organizam como sociedade. 

“Como professora de teatro, lidando cotidianamente com crianças desde 2006, me encanta ver como não nascemos com preconceitos e como tendemos a questionar a realidade: porque tal coisa TEM que ser assim? QUEM DISSE?. Ao longo da vida vamos aprendendo como ‘devemos’ ser, o que é ‘certo’ ou ‘errado’, o ‘normal’ que tantas vezes faz nossas realidades tão desiguais. Aprendemos a aceitar as regras, sem pensar que alguém, um dia, disse que assim deveríamos ser”, reflete Ana Luiza França.

“Nós nos inspiramos na habilidade inata das crianças de questionar, para assim indagar os fundamentos que regem nossa sociedade. Muitas vezes, esses ‘porquês’ ficam sem respostas, mas ainda mais cruciais são os ‘quem disse?’. Ritinha e Bernardo trazem questões de ordem filosófica até, e quem convive com crianças sabe o poder que elas têm de fazer isso”, acrescenta.

A peça propõe um diálogo engajado com o feminismo, questionando todas as formas de injustiça social, e não apenas a opressão de gênero. “Incluir o feminismo na educação, assim como o antirracismo, ou qualquer outra forma de luta contra estruturas violentas, é essencial e urgente para que caminhemos em direção a um mundo mais justo”, ressalta a atriz e autora.

“Quem disse?” estreou em 2018 e, mesmo após alguns anos, mantém-se relevante nas questões abordadas, especialmente em um contexto atual permeado por desinformação e “fake news” sobre feminismos. “Acredito que o espetáculo consegue contribuir com uma reflexão comprometida com seu tempo, sem deixar de lado o humor e a sensibilidade”, conclui.

SINOPSE 

“Quem Disse?” é um espetáculo que nos convida a um passeio de bicicleta com Ritinha e Bernardo. As duas crianças, unidas por sonhos e questionamentos, aspiram a construir um mundo onde as diferenças não sejam divisórias. Enquanto pedalam, os personagens exploram a complexa realidade que os cerca, conduzindo o público para uma reflexão profunda sobre temas importantes, como a equidade salarial entre os gêneros e as expectativas associadas aos papéis de gênero.

APRESENTAÇÕES

1 – Data: 28 de maio (domingo)

Horário: 16h

Local: Arena Dicró, Penha – 

Endereço: Parque Ari Barroso – Entrada pela, R. Flora Lôbo, s/n – Penha Circular, Rio de Janeiro – RJ

2 – Data: 1 de junho (quinta-feira)

Horário: 10h

Local: EDI Moacyr Goes, Maré – Endereço: Rua Tancredo Neves, sem nº -Conjunto Nova Maré, Rio de Janeiro, RJ, Brazil

3 – Data: 15 de junho (terça-feira)

Horário: 10h

Local: Centro da Música Carioca, Tijuca

Endereço:  Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

4 –  Datas:16 de junho (sexta), às 10h e 13:30

17 de junho (sábado), às 15h 

18 de junho (Domingo), às 15h 

Local: Parque das Ruínas

Endereço:  R. Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ

5 – Data: 29 de junho  (sexta), às 10h e 13:30 

Local: Areninha Gilberto Gil –  

Endereço: Av. Marechal Fontenele, 5.000 – Realengo, Rio de Janeiro – RJ

Ficha Técnica 

Direção: Breno Sanches 

Texto: Ana Luiza França 

Elenco: Filipe Codeço e Ana Luiza França 

Cenografia e Figurinos: Patrícia Muniz 

Trilha sonora: Daniel Carneiro 

Canções originais: Ana Luiza França 

Desenho de luz: Ricardo Lyra Jr. 

Design gráfico: Fábio Fontoura/Thiago Reis 

Fotografia: Laura França 

Assessoria de Imprensa: Monteiro Assessoria

Operação de som: Diogo Nascimento

Operação de luz: Breno Sanches

Produção executiva: Bernardo Carvalho 

Direção de Produção: Ana Luiza França 

Redes sociais: Fabiana Batista 

Duração: 55 min