“Princípio da Incerteza” reestreia na Sala Preta do Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto

A peça escrita por Rosyane Trotta e dirigida por Jefferson Almeida celebra os 15 anos da Definitiva Cia. de Teatro

“Exercício de Atuação Nº 1 – Princípio da Incerteza” estará em cartaz na Sala Preta do Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, localizado no Humaitá, durante a temporada de 03 a 25 de junho. As apresentações acontecem às sextas e sábados às 19h, e aos domingos às 18h. O espetáculo marca a celebração dos 15 anos da Definitiva Cia. de Teatro

Nesta montagem, com dramaturgia de Rosyane Trotta e direção de Jefferson Almeida, os atores João Vítor Novaes e Marcelo de Paula se lançam em movimento pendular entre a realidade (ou a ficção da realidade) e a ficção propriamente dita. A situação entre eles oscila da simbiose amorosa à polarização destrutiva, em um processo que tem como inspiração os romances Esaú e Jacó, de Machado de Assis, Caim, de José Saramago, e Dois Irmãos, de Milton Hatoum, mediados pelas histórias, memórias e sensibilidades dos atores.

Trata-se também de um duelo: um confronto entre amigos, um desafio entre jogadores, uma disputa entre irmãos. É uma peça que provoca o público ao propor uma encenação no limiar entre o aqui-e-agora do acontecimento teatral e a elaboração estética da cena.

 “Exercício de Atuação” inaugura um novo momento na trajetória da Definitiva Cia. de Teatro. Acostumada a espetáculos em que desenvolve uma pesquisa de linguagem muito definida pela presença da música, por certa instância coral e por uma cena muito limpa com foco em certa comunicação dialética, agora, mergulha nessa metodologia centrada na presença do ator e no jogo como dispositivo de criação cênica; o foco do exercício é a atuação e suas possibilidades de construção. Nesses experimentos, o coletivo se divide entre jogadores e artistas colaboradores, ou seja, parte do grupo está em cena e a outra parte integra o processo como provocadores, criadores e sobretudo como interlocutores.

Princípio da Incerteza  - foto Aloysio Araripe
Princípio da Incerteza – foto Aloysio Araripe

“É uma forma de experimentar o desconhecido, de se lançar em um jogo livre que tem como objetivo alargar as ferramentas de atuação dos membros da companhia. Por esse prisma, é possível, entre outras coisas, inverter certa lógica hegemônica de criação de uma peça teatral: aqui, os atores e seu jogo vêm antes do texto, da montagem, de tudo… e tudo é construído para que esse jogo apareça”, enfatiza Jefferson Almeida.

“Princípio da incerteza” marca o estágio inicial dessa metodologia que tem sido objeto de estudo pelo coletivo ao longo de quase dois anos. Como parte desse processo, está prevista a estreia do “Exercício de Atuação nº 2 – O Susto” em agosto, no Teatro 2 do SESC Tijuca. Nesse próximo trabalho, a atriz Tamires Nascimento estará em cena, em uma performance solo.

“Com esse sexto espetáculo, a Definitiva se despe da força da teatralidade e busca a dificuldade do despojamento. Coisa de coletivo experiente, que já não necessita afirmar sua identidade e pode se arriscar nos caminhos de seu avesso”, acrescentaRosyane Trotta.

Além da temporada, a Definitiva lança em seu canal de Youtube (https://www.youtube.com/DefinitivaCiadeTeatro) o documentário “Percurso do Gesto” que registra e reflete sobre o processo de criação do espetáculo.

O espetáculo “Princípio da Incerteza” conta com apoio institucional da SMC – Secretaria Municipal de Cultura e o lançamento do documentário conta com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2

Sinopse:

O espetáculo inaugura a série de exercícios que comemoram os quinze anos da Definitiva Cia de Teatro. Dois atores estudam como abordar a relação entre dois irmãos e recorrem a Caim e Abel, a Esaú e Jacó, a Polinice e Etéocles e aos seus próprios irmãos para tratar de uma rivalidade tão íntima quanto pública.

Sobre a Definitiva Cia. de Teatro:

A Definitiva Cia. de Teatro foi fundada em 2008 com o objetivo de pesquisar a relação da música com a cena. Desde então vem buscando borrar os limites de uma e de outra, fazendo-as conviver de forma indissolúvel no que a Cia. chama, agora, de cena-música. É a busca desse lugar de encontro, de mistura e esmaecimento de fronteiras, que rege o trabalho da Definitiva.  A companhia possui cinco projetos teatrais em seu currículo, sendo quatro espetáculos:  Calabar, o elogio da traição (2008), Deus e o diabo na terra do sol (2011), A hora da estrela (2017), O som e a fúria – um estudo sobre o trágico (2020) – e uma versão compacta e revisitada do espetáculo de estreia – Calabar em concerto (2018) – em comemoração dos 10 anos de trabalho da Cia. Além destes, realizou o projeto audiovisual Cartas de arquivo (2018) em parceria com o Arquivo Nacional como parte das comemorações de seus 180 anos e duas edições de “Definitiva Cia de Teatro – em laboratório” (2021), oficina multidisciplinar para difusão da pesquisa empreendida pelo coletivo.

Serviço:

“Exercício de Atuação Nº 1 – Princípio da Incerteza

Quando: 03 a 25 de junho

Onde: Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto – Sala Preta

Endereço:  Rua Visconde e Silva s/n (ao lado do número 292)

Dia/hora: sextas e sábados às 19h; domingos às 18h

Ingresso: R$30 (inteira)/ R$15 (meia-entrada)

Capacidade: 20 lugares

Duração: 70min

Gênero: desmontagem 

Instagram:@definitivaciadeteatro

Ficha Técnica

Dramaturgia: Rosyane Trotta

Direção: Jefferson Almeida

Elenco: João Vítor Novaes e Marcelo de Paula

Artistas colaboradores: Betho Guedes, Livs, Paula Sholl e Tamires Nascimento

Direção musical: Renato Frazão

Direção de arte: Arlete Rua

Iluminação: Livs

Preparação corporal e Coreografia: Rosa Trotta

Assessoria de imprensa: Aquela que divulga

Produção: Tem Dendê! Produções – Tamires Nascimento

Realização: Definitiva Cia. de Teatro