25 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, fevereiro 27, 2025
InícioCulturaTeatro"O Universo Está Vivo Como Um Animal" estreia no CCBB RJ

“O Universo Está Vivo Como Um Animal” estreia no CCBB RJ

Após temporadas de sucesso em Curitiba e São Paulo, O UNIVERSO ESTÁ VIVO COMO UM ANIMAL, dos curitibanos da Rumo de Cultura, chega ao Rio de Janeiro no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil, a partir de 1º de junho de 2023.

Com idealização de Isabel Teixeira, Diego Marchioro e Fernando de Proença, a peça estruturada por quadros imagéticos é fruto de quatro anos de pesquisa sobre a vida e obra de Nikola Tesla, um dos maiores inventores de todos os tempos, com contribuições nos campos da engenharia mecânica e eletrotécnica. As patentes de Tesla e o seu trabalho teórico formam as bases dos atuais sistemas de potência elétrica em corrente alternada. O inventor é um dos maiores gênios da humanidade e um dos mais importantes visionários do século XX. 

O Universo Está Vivo Como Um Animal - FOTO ELENIZE DEZGENISKI
O Universo Está Vivo Como Um Animal – FOTO ELENIZE DEZGENISKI

A montagem dirigida por Nadja Naira utiliza a luz como elemento central para explorar – entre passado, presente e futuro – as ideias revolucionárias de Tesla sobre energia, magnetismo, futuridade, eletricidade e democratização da luz. Os atores manipulam as lâmpadas fluorescentes, uma das invenções de Tesla, como agentes de cena. O desenho de luz da peça é assinado por Beto Bruel, um dos grandes iluminadores cênicos do Brasil. Outro ponto de destaque desta criação é a música tema original, de mesmo título da peça, que traz Ná Ozzetti e Ney Matogrosso pela primeira vez cantando juntos.

“Durante as nossas pesquisas, percebemos o quanto Nikola Tesla é um visionário. No século XX ele já era responsável por ideias que nós experimentamos só agora como, por exemplo, a comunicação à distância e o acesso irrestrito à energia. Ele já vislumbrava a internet, o wi-fi, o telefone sem fio, questões que na época dele eram impraticáveis. A imaginação de um futuro mais democrático é um dos pilares da peça. Estamos em sintonia com Tesla na vontade de pensar nesse futuro, na esperança e na democratização de acesso às informações, articulando, na cena, arte e ciência”, afirma Fernando de Proença, que junto de Diego Marchioro e Nadja Naira, assina a dramaturgia da peça.

O UNIVERSO ESTÁ VIVO COMO UM ANIMAL é a terceira peça do Te(a)tralogia, projeto composto por 4 peças de teatro que investigam modos e meios de construir a cena a partir de figuras emblemáticas da cultura mundial. A primeira peça, LOVLOVLOV, foi criada em 2016 a partir de cartas de amor de Carmen Miranda. A segunda peça, PEOPLE vs. PEOPLE, explora a manipulação de discursos fora de contexto e foi apresentada em 2019. A última peça, O COVEIRO, será apresentada ainda este ano.

O Universo Está Vivo Como Um Animal - FOTO ELENIZE DEZGENISKI
O Universo Está Vivo Como Um Animal – FOTO ELENIZE DEZGENISKI

Sinopse

O UNIVERSO ESTÁ VIVO COMO UM ANIMAL é a terceira peça da quadrilogia Te(a)tralogia, da Rumo de Cultura. A montagem, criada a partir de uma longa pesquisa sobre o inventor Nikola Tesla, aborda questões da biografia e inventos do cientista. No palco, os atores montam a cena, manipulam lâmpadas fluorescentes e criam atmosferas para proliferar as palavras e ideias de Tesla.

MASTERCLASS, DOCUMENTÁRIO E ÁUDIO SÉRIE

Além das apresentações da peça, o projeto oferece algumas atividades gratuitas: Masterclass de Iluminação Cênica por Beto Bruel, que acontecerá no dia 02 de junho, às 17h, no Teatro I. Exibição do documentário Te(a)tralogia, nos dias 04 e 18 de junho, às 16h, no Cinema II. E Sala de Escuta, dia 11 de junho às 16h, da áudio série PEOPLE vs. TESLA – peça elétrica para ondas de rádio. 

O UNIVERSO ESTÁ VIVO COMO UM ANIMAL foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e conta com patrocínio de Eletrobras, Peróxidos do Brasil, BRDE e Neovia Engenharia.

FICHA TÉCNICA:

O UNIVERSO ESTÁ VIVO COMO UM ANIMAL

dramaturgia – Diego Marchioro, Fernando de Proença e Nadja Naira | direção – Nadja Naira | elenco – Diego Marchioro, Fernando de Proença, Edith de Camargo e Augusto Ribeiro | iluminação – Beto Bruel | preparação corporal – Carmen Jorge | trilha sonora – Edith de Camargo| cenário – Érica Storer e Angelo Osinski | figurino – Luan Valloto |  coordenação de projeto – Diego Marchioro | direção de produção – Cindy Napoli | assistência de produção – Rebeca Forbeck | comunicação – Fernando de Proença | produção local (Rio de Janeiro) – Nely Coelho – Ginja Filmes | assessoria de imprensa (Rio de Janeiro) – Lyvia Rodrigues – Aquela que Divulga | idealização – Rumo de Cultura, Diego Marchioro, Fernando de Proença e Isabel Teixeira | realização –  Rumo de Cultura

Canção original O UNIVERSO ESTÁ VIVO COMO UM ANIMAL – letra Fernando de Proença – melodia Ná Ozzetti – arranjo e músico – Mário Manga – intérpretes – Ney Matogrosso e Ná Ozzetti

SERVIÇO:

[TEATRO] O UNIVERSO ESTÁ VIVO COMO UM ANIMAL

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro I

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Térreo – Centro – Rio de Janeiro

Contato: (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br

Quando: 01/06/2023 a 25/06/23

Dia/hora: quintas e sextas às 19h30;

sábados às 16h e 19h30 

domingo – 18h

*Sessão com libras: sábado 24/06 às 19h30

Duração: 50 minutos

Capacidade: 172 lugares

Classificação: 12 anos

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), emitidos na bilheteria física ou site do CCBB – bb.com.br/cultura

*Meia-entrada para estudantes e professores, crianças com até 12 anos, maiores de 60 anos, pessoas com deficiência e seus acompanhantes e casos previstos em Lei. Clientes BB pagam meia entrada pagando com Ourocard.

Siga a Rumo de Cultura nas redes sociais: instagram.com/rumodecultura | facebook.com/rumodecultura

[MASTERCLASS] ILUMINAÇÃO CÊNICA POR BETO BRUEL
Onde: 
Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro I
Quando: 02/06/23
Dia/hora: sexta-feira, às 17h
Duração: 90 minutos

Capacidade: 172 lugares
Entrada:  gratuita (retire seu ingresso 1h antes na bilheteria ou no site bb.com.br)

Classificação: 12 anos

*A masterclass aborda a experiência de mais de 50 anos de carreira do iluminador Beto Bruel, um dos mais premiados e prestigiados do território brasileiro.

[DOCUMENTÁRIO] TE(A)TRALOGIA

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil – Cinema II

Quando: 04 e 18/06/23

Dia/hora: domingos, às 16h

Entrada:  gratuita (retire seu ingresso 1h antes na bilheteria ou no site bb.com.br)

Duração: 71 minutos

Classificação: 12 anos

Capacidades: 52 lugares

*Desde 2016, 12 pessoas trabalham na criação de 4 peças. Em 2021, este grupo se reúne em um filme documentário a fim de elaborar questões sobre a construção de cena e suas ligações com a vida.

[SALA DE ESCUTA – ÁUDIO SÉRIE] PEOPLE vs. TESLA – Peça elétrica para ondas de rádio

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil – Cinema II

Quando: 11/06/23

Dia/ Hora: domingo, às 16h

Duração: 40 minutos

Classificação: livre

Capacidade: 52 lugares

Entrada:  gratuita (retire seu ingresso 1h antes na bilheteria ou no site bb.com.br)

*A peça sonora de ficção centrada na relação entre Nikola Tesla e Mensageiro, acontece em um quarto de hotel no final da vida do cientista. A ação “sala de escuta” oferece uma experiência coletiva que amplia o repertório do público em relação ao inventor

Relacionadas

Confira outros assuntos:

Mais Lidas

Parimatch Cassino online