Agro Nacional destaca evento sobre mercado de carbono

Redacao
Por Redacao
3 Min Read

Divulgação TV BrasilO programa Agro Nacional, que a TV Brasil leva ao ar neste domingo (9), às 9h, desembarca em Uberaba, Minas Gerais, para acompanhar a primeira edição do Seminário Zebu Carbono Neutro. O evento, realizado na sede da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), discutiu as práticas e manejos que promovem o sequestro de carbono na pecuária, a importância dos sistemas integrados de produção, entre outros temas.

No Arquipélago do Bailique, no estado do Amapá, a atração da emissora pública mostra a importância do manejo na produção de açaí orgânico e sustentável na região. A equipe de reportagem confere como os produtores rurais conseguem aliar o cuidado das florestas com a promoção do desenvolvimento social e econômico do Bailique na exploração do açaí.

Ao longo desta edição inédita, o público também vai conhecer o impacto de um programa que oferece aos pecuaristas referências produtivas e financeiras sobre a gestão da propriedade trazendo mais rentabilidade e eficiência. O programa ajudou a Fazenda Olhos d’Água a implementar a chamada desmama lado a lado, o que melhorou o bem-estar animal contribuindo para o ganho de peso dos bezerros.

Quem se preocupa com a saúde sabe que o consumo de proteínas é parte essencial da dieta dos praticantes de atividades físicas. O Agro Nacional revela como os praticantes de exercícios físicos estão cada vez mais incluindo novas opções como a carne de porco em suas dietas para manter a boa forma.

A produção também foi até o município de Areias, no leste do estado de São Paulo, para mostrar a história de uma família que foi pioneira na criação de gado holandês na região. Na Fazenda Barão da Bocaina, a família Alcalde prosperou na pecuária leiteira e de corte. Eles mantêm a criação de gado holandês, mas desde os anos 2000 investem também na raça girolando – cruzamento da raça holandesa com a zebuína gir.

No município de Colina, no interior de São Paulo, uma matéria destaca os principais métodos utilizados na pecuária brasileira para a redução e mitigação das emissões de gases de efeito estufa. Entre as soluções estão a utilização de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), o encurtamento do ciclo de produção, manejo correto de pastagens, entre outras medidas.

O programa viajou ainda até o sul do país para entender as particularidades da criação de peru. O cuidado com o bem-estar das aves, a atenção com a ração, a água e o ambiente e o olhar dos produtores para identificar o estresse dos animais são alguns dos fatores que permitem o bom desenvolvimento dos perus nas granjas.

Compartilhe esta notícia