Canal Brasil homenageia o dramaturgo Zé Celso Martinez nesta quinta, 6, a partir das 22h30

Nesta quinta, 6 de julho, morreu o dramaturgo Zé Celso Martinez, um dos principais nomes do teatro do Brasil. Em homenagem ao artista, o Canal Brasil exibe uma programação especial com programas que contam com a sua participação. A partir das 22h30, o público poderá conferir episódios de “Amigos, Sons e Palavras”, que traz uma conversa entre Gilberto Gil e Zé Celso, “Transando com Laerte”, com o encontro entre o dramaturgo e a cartunista Laerte, “Retratos Brasileiros”, em que o homenageado fala sobre a peça “Vento Forte”, e “O Canto de Zé Celso”, programa em que o artista comenta sobre vida pessoal, política, suas obras e a paixão pela arte. 

Hello Bet
Hello Bet

Zé Celso Martinez foi uma das personalidades mais importantes do teatro brasileiro. Foi um dos criadores do Teatro Oficina, uma das companhias mais reconhecidas e consagradas do país. Seu primeiro grande sucesso foi a adaptação de “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade, considerado um marco do modernismo e tropicalismo nos palcos. O dramaturgo e diretor ainda participou de espetáculos como “Roda Viva”, primeiro texto teatral de Chico Buarque; “As Bacantes” e a adaptação de “Os Sertões”, de Euclides da Cunha. Zé Celso também trabalhou como ator e faz parte do elenco de filmes como “Árido movie” (2006), de Lírio Ferreira; “Encarnação do Demônio” (2008), de José Mojica Marins; e “Fédro” (2021), de Marcelo Sebá, em que contracena com Reynaldo Gianecchini. Durante a carreira, teve conquistas como o Prêmio Shell, o Troféu APCA, o Troféu APCT e diferentes categorias no Festival de Gramado. 

Homenagem a Zé Celso Martinez

Quinta, 06/07, a partir da 22h30

Amigos, Sons e Palavras – Zé Celso (2019) (28′)

Direção: Letícia Muhana e Patrícia Guimarães

Gênero: Entrevista

Classificação: Livre

Sinopse: Zé Celso relembra a história do “Teatro Oficina” e do movimento tropicalista, fala sobre a descolonização da cultura nacional e destaca a importância da luta pela democracia na atualidade.

Transando Com Laerte – Zé Celso Martinez Correa – Drama e Tragédia (2015) (13′)

Direção: Claudia Priscilla e Pedro Marques

Gênero: Entrevista

Classificação: 12 anos

Sinopse: Laerte conversa com o diretor teatral Zé Celso. Os dois debatem drama e tragédia na vida e na dramaturgia brasileira. O convidado também questiona as ideologias enraizadas na sociedade atual.

Retratos Brasileiros – Zé Celso – Vento Forte (2008) (27′)

Direção: Edson Audi

Gênero: Documentário

Classificação: Livre

Sinopse: Seja dirigindo ou atuando, Zé Celso construiu uma obra original e ousada, adaptando para os palcos textos de Nelson Rodrigues e Shakespeare.

O Canto de Zé Celso (2005-2009) (18 x 04′)

Direção: Edson Audi

Gênero: Documentário

Classificação: Livre

Sinopse: Um dos dramaturgos mais importantes do teatro brasileiro, Zé Celso Martinez Corrêa entra em cena para comentar sobre vida pessoal, política, suas peças e evidenciar a paixão pela arte.