Expedição até Taiwan revela templos, culinária e belezas locais no ‘Globo Repórter’ desta sexta

Redacao
Por Redacao
3 Min Read

Divulgação GloboO ‘Globo Repórter’, desta sexta-feira, 20 de julho, desbrava Taiwan. Com reportagem do correspondente da Globo em Nova York Felipe Santana, o programa revela a ilha vulcânica de praias paradisíacas que une tradição milenar à tecnologia. Se nas montanhas se planta um dos melhores chás do mundo, na zona urbana, estão alguns dos mais avançados polos tecnológicos. “Eu queria muito conhecer Taiwan porque falamos sempre sobre o arquipélago no noticiário. É uma região que tem um governo autônomo, que a China considera parte do seu território. A grande descoberta é ver uma faceta diferente do que vemos nos jornais. Percorremos a ilha toda pra descobrir como são as pessoas que vivem por lá”, contou Felipe, que conheceu ainda uma espécie rara de macacos, os de Formosa, da cara cor de rosa.

Além de provar dos diferentes sabores da comida local, Felipe visitou, ao sul, a maior estátua de um Buda sentado do mundo, com 108m de altura, equivalente a um prédio de 32 andares. “É um dos lugares mais sagrados para os budistas em todo o mundo. A estátua está no fim de uma grande alameda, formada por 8 pagodas (torres enormes, de beiradas sobrepostas) e cada uma representa um preceito do budismo. A base onde está fixada é um grande templo e museu, que exibe uma coleção de arte budista”, revela o jornalista.

A culinária por lá é assunto sério. O repórter explica, que, pelos costumes locais, ao encontrar um conhecido na rua, ele não diz oi. “Achei curioso o fato de que quando um taiwanês te para na rua, ele pergunta: ‘Você já comeu?’. É a forma como dizem olá. Parecia que estava em Minas Gerais (risos). A comida é diferente, mas a gente vai mostrar como a maioria dos ingredientes existem no Brasil. E eles são conhecidos em todo o continente asiático pela gastronomia”, contou Felipe, que vai apresentar ainda  uma panqueca de tapioca, farinha de arroz e água, recheada com camarão, bacon, ovo e alface e o pãozinho do dragão. “Ele é um pastel à vapor com sopa dentro. Uma das melhores comidas do mundo, mas muito difícil de fazer”, completa.

O ‘Globo Repórter’ vai ao ar nesta sexta-feira, 21 de julho, após ‘Terra e Paixão’.

Compartilhe esta notícia