TV Brasil exibe documentário inédito sobre Dorival Caymmi

Divulgação TV BrasilNo dia em que o cantor, compositor, violonista e pintor Dorival Caymmi faria aniversário, a TV Brasil exibe o documentário inédito ”Dê Lembranças a Todos” (2018) sobre a vida e a obra do poeta que exaltou o mar e a natureza em diversas canções e é um dos pilares da cultura brasileira. Dirigido pelos irmãos Fábio e Thiago Di Fiore, o filme vai ao ar no domingo (30), às 23h, na faixa Cine Doc da emissora pública.

Dorival Caymmi, em toda carreira, criou pouco mais de 100 canções. O suficiente para se tornar um dos maiores compositores da MPB. Seu estilo é único: letras simples e uma batida de violão que ninguém copia. Um artista por essência, expressava o que via na própria vida não só através da música, mas também do desenho e da pintura.

Em “Dê Lembranças a Todos”, Fábio e Thiago Di Fiore encaram o desafio de retratar uma pessoa com a grandeza singular de Caymmi. Presença viva na cultura nacional e na memória de qualquer pessoa que ouviu seus versos e melodias inesquecíveis, o baiano é um dos maiores gênios da música popular brasileira, influência para a Bossa Nova e o Tropicalismo.

Integram o documentário depoimentos marcantes de familiares – seus filhos Nana, Dori e Danilo Caymmi, e sua irmã Dinahir Caymmi -, amigos e grandes artistas como Maria Bethânia, Gilberto Gil, Milton Nascimento, ngela Maria, Bibi Ferreira, Paulo Jobim e Hermínio Bello de Carvalho. Também constroem o cenário e as histórias vividas por Caymmi conversas com pesquisadores da música brasileira como Ricardo Cravo Albin, Jairo Severiano e Sergio Cabral, além de antigas entrevistas, fotografias e imagens de época. Com imagens atuais de Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, o filme procura mostrar a influência da natureza e das “pequenas coisas da vida” na composição de suas canções.

O documentário aborda alguns encontros importantes para a cultura brasileira, como a relação de amizade entre Caymmi, o escritor Jorge Amado e o artista plástico Carybé, fato relevante para a evolução artística de cada um deles. Outro trio expressivo para a cultura brasileira, também homenageado e que faz parte da trajetória de Dorival, é Carmen Miranda, Tom Jobim e Vinicius de Moraes.