Tony Ramos expressou sua satisfação com a volta de “Cabocla” à televisão, 20 anos após sua estreia original. A partir do próximo dia 26, a novela estará de volta em uma nova exibição no “Edição Especial”, e o ator não escondeu a alegria com a notícia.
“Fiquei muito feliz quando soube da reprise de ‘Cabocla’. Para todos nós do elenco e para mim, pessoalmente, é um momento lindo, de uma linda novela e de um belo texto do Benedito Ruy Barbosa. O último capítulo foi um dos mais importantes que eu já fiz na minha carreira,” revelou Ramos.
Na trama, Tony Ramos dá vida ao coronel Boanerges, um personagem complexo que disputa o poder na fictícia Vila da Mata. De acordo com o ator, o maior desafio na interpretação do papel foi evitar a caricatura e mostrar a humanidade do personagem.
“O Boanerges tem uma humanidade muito grande, apesar daquela vestimenta de poderoso. A preparação foi deixar fluir o texto, que era tão claro e objetivo. Bastava ler bem e entender as entrelinhas,” explicou Ramos.
LEIA TAMBÉM
- Pia avalia como “algo muito sério” acusação de assédio contra Caboclo
- Idosa de 78 anos é arrastada pela correnteza e segue desaparecida em Duque de Caxias
- Margareth Menezes lança Saudação a caboclo (Selei)
- CCBB RJ recebe o IX Festival Internacional Cinema e Transcendência
- Vanessa Giácomo relembra sua estreia como protagonista de ‘Cabocla’
A novela, que aborda intensamente a política, continua relevante, segundo o ator. “A trama política é forte, mas não é didática. Ela fala da importância da reflexão e de estar atento aos candidatos. É uma novela que, se passar novamente daqui a 20 anos ou tiver um novo remake, ainda será atual. A preparação para o papel era simplesmente fluir com o texto,” comentou.
Desafios
Ramos destacou que evitar a caricatura foi o aspecto mais desafiador de sua interpretação. “Boanerges tem uma humanidade muito grande, apesar da sua posição de poder. O maior desafio foi não fazer uma caricatura,” afirmou o ator. Entre as cenas marcantes, ele recorda especialmente o momento do casamento da filha Belinha, interpretada por Regiane Alves. “O momento em que ele entra no quarto para ver a filha é um dos mais bonitos da novela,” lembrou.
Sobre a rotina de gravação, Tony Ramos valoriza o trabalho com um elenco afinado e uma equipe dedicada. “As lembranças que guardo são dos colegas e do empenho de todos. A rotina de gravação era puxada, mas com um elenco e direção tão bons, o trabalho flui naturalmente,” afirmou.
O ator também saudou seus colegas de elenco, como Umberto Magnani e John Herbert, e compartilhou a saudade dos bastidores. “A relação com o elenco era a melhor possível. Sinto falta da alegria espontânea que tínhamos,” disse Ramos.
Atualmente, Tony Ramos está envolvido na peça “O Que Só Sabemos Juntos”, que estará no Rio de Janeiro a partir do dia 22 de agosto. Após três semanas na cidade, a peça seguirá para Minas Gerais, Brasília e Porto Alegre.