‘Um desafio’, diz Suzana Pires sobre filme no Outubro Rosa

'Câncer com Ascendente em Virgem' ainda não tem data de estreia definida

André Luiz
5 Min Read

Na terça-feira (8), o Cine Odeon, na região central do Rio de Janeiro, recebeu, durante o Festival do Rio, a estreia mundial do filme “Câncer com Ascendente em Virgem”, dirigido por Rosane Svartman. O longa marca o mês do Outubro Rosa, dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, e conta com a participação de Suzana Pires, Marieta Severo e Fabiana Karla, entre outros nomes.

O longa é inspirado na história real de Clélia Bessa. A trama gira em torno de Clara (Suzana Pires), uma professora de matemática que vive com sua filha Alice (Nathália Costa) e sua mãe Leda (Marieta Severo). A vida de Clara toma um rumo inesperado após o diagnóstico de câncer de mama, o que a leva a repensar suas crenças e relacionamentos.

“O grande desafio foi achar a medida entre o drama, humor, lágrimas, risos e responsabilidade ao tratar um tema como esse (câncer de mama). E também criar uma conexão humana entre as atrizes e trazer emoção para a tela”, comentou Svartman ao Diário Carioca.

A diretora também expressou sua ansiedade: “Eu estou tão nervosa porque é a primeira vez que esse filme vai passar no cinema para uma plateia. É o nascimento de um filme”, completou.

“Estrear um filme em um evento como esse, que é o Festival do Rio, tem um aspecto afetivo, mas também é um mês em que celebramos o cinema”, disse a diretora ao site sobre a importância da estreia durante o Outubro Rosa.

Suzana Pires, atriz e roteirista, destacou os desafios de criar um roteiro baseado em uma história real.


Não foi um filme simples de ser escrito. O maior desafio foi calibrar o drama com a comédia, mas um desafio que acho que entregamos bem. Temos um assunto sério, mas sendo contado de uma maneira divertida

Suzana Pires, atriz e roteirista

Sobre o crescimento do cinema nacional, ela acrescentou: “O Brasil precisa estudar mais, cada vez mais, desenvolver a nossa linguagem, o nosso cinema”.

Fabiana Karla, outra integrante do elenco, falou sobre sua personagem: “Minha personagem faz parte de uma rede de apoio para a amiga. É importante discutir que, quando uma mulher é acometida de câncer, muitas vezes o marido não a acompanha (cada caso é um caso). Mas as mulheres estão sempre ao lado quando um homem fica doente”, frisou a atriz.


LEIA TAMBÉM

Mariana Ximenes, que prestigiou a estreia, comentou: “Estou super curiosa, ainda mais por se tratar de duas mulheres que admiro muito, a Suzana Pires e a Rosane. É fundamental celebrar o poder das mulheres e toda a diversidade que temos no cinema. Precisamos de uma representação mais plural e um olhar mais real”, disse ao DC.

Além do elenco, também passaram pelo tapete vermelho os atores Angelo Paes Leme, Carla Cristina Cardoso, Carolina Diekmann, Anna Sophia Folch, Heitor Martinez, Priscila Sztejnman, Lola Belli, Jennifer Dias e Lorena Comparatto.

“Câncer com Ascendente em Virgem” ainda não tem data de estreia definida.

Confira as fotos

'Um desafio', diz Suzana Pires sobre filme no Outubro Rosa | Diário Carioca
Mariana Ximes, Rosane Svartman e Amora MautnerFoto: Paulo Monteiro / Diário Carioca
'Um desafio', diz Suzana Pires sobre filme no Outubro Rosa | Diário Carioca
Elenco reunido – Foto: Paulo Monteiro / Diário Carioca
Assuntos:
Compartilhe esta notícia