Curso gratuito da Boitempo sobre feminismo negro começa neste dia 8; veja programação

A editora Boitempo oferece gratuitamente, de 8 de março a 12 de abril, o curso “Introdução ao pensamento feminista negro”. Estão previstas seis aulas, sempre às segundas-feiras, às 11h, e não há necessidade de inscrição prévia.

A programação é baseada nas obras de autoras como Angela Davis, Audre Lorde, bell hooks, Michelle Alexander, Sueli Carneiro e Conceição


Evaristo.

A primeira edição desse curso foi organizada em 2019, por ocasião do lançamento do livro Pensamento feminista negro, de Patricia Hill Collins.

“Na época, o curso foi feito em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, com as aulas presenciais na unidade. Tivemos uma adesão muito grande e decidimos fazer uma segunda edição”, lembra Ivana Jinkings, diretora da Boitempo. “Agora, com esse cenário pandêmico, organizamos esta nova edição do curso, online e gratuito, pra que possa atender todo o Brasil.”

Feminismo para os 99%

Além do curso, a Boitempo promove nos dias 10, 17, 24 e 31 de março, sempre às 14h, o ciclo de debates “Por um feminismo para os 99%”. Judith Butler, Hill Collins, Preta Ferreira, Silvia Federici, Sonia Guajajara e outras referências no tema discutirão “as premissas de um feminismo incondicionalmente internacionalista e anticapitalista, que cerre fileiras com os movimentos antirracistas, ambientalistas e pelos direitos de trabalhadores e de imigrantes”, descreve Jinkings.

A programação do ciclo de debates foi inspirada pelo manifesto Feminismo para os 99%, escrito por Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya e Nancy Fraser, e publicado pela Boitempo em 2019.

Todas as transmissões serão realizadas pela TV Boitempo, canal da editora no YouTube.

“Temos atuado em múltiplas frentes pra trazer o tema [feminismo negro] pro centro do debate”, ressalta Jinkings. “Publicar autoras negras e obras que falem sobre raça e classe, organizar cursos e debates como esse, publicar conteúdos e vídeos de forma gratuita nas nossas plataformas, como o Blog da Boitempo e TV Boitempo, têm sido uma constante. É um trabalho que tem um espaço considerável de crescimento, e muitas autoras de diferentes lugares do mundo para explorar.” 

Durante o evento, serão lançados os livros: O patriarcado do salário: notas sobre Marx, gênero e feminismo (v.1), de Silvia Federici, e Interseccionalidade, de Patricia Hill Collins e Sirma Bilge, além de um e-book gratuito com textos de apoio à programação, com escritos de Aleksandra Kollontai, Amanda Palha, Angela Davis, Nancy Fraser, Sueli Carneiro e Talíria Petrone, entre outras.

A Boitempo também planeja oferecer descontos de 20% a 50% sobre todas as obras de seu catálogo escritas por mulheres ou sobre o feminismo.

A programação foi viabilizada pela Lei Aldir Blanc e conta com 24 pensadoras e ativistas de cinco nacionalidades diferentes.

Confira a agenda completa:

Curso “Introdução ao pensamento feminista negro”

08/03 – 11h – Aula 01: O pensamento de Angela Davis e Lélia Gonzalez, com Raquel Barreto. Mediação: Anne Quiangala

15/03 – 11h – Aula 02: O pensamento de Sueli Carneiro, com Rosane Borges. Mediação: Carine Nascimento

22/03 – 11h – Aula 03: Poesia e negritude: o pensamento de Audre Lorde e Conceição Evaristo, com Stephanie Borges. Mediação: Nina Rizzi

29/03 – 11h – Aula 04: O pensamento de Michelle Alexander, com Juliana Borges. Mediação: Luiza Braga

05/04 – 11h – Aula 05: O pensamento de Patricia Hill Collins, com Nubia Regina Moreira. Mediação: Eliane Olliveira

12/04 – 11h – Aula 06: O pensamento de bell hooks, com Evilânia Santos. Mediação: Camilla Dias

Ciclo de debates “Por um feminismo para os 99%”

10/03 – 14h – Debate: Feminismo, comuns e ecossocialismo Com Silvia Federici e Sonia Guajajara. Mediação: Bruna Della Torre

17/03 – 14h – Debate: Feminismo para os 99% Com Cinzia Arruzza e Tithi Bhattacharya. Mediação: Isadora Attab

24/03 – 14h – Debate: Feminismo, corpos e territórios Com Judith Butler e Preta Ferreira. Mediação: Flávia Biroli

31/03 – 14h – Debate: Interseccionalidade Com Patricia Hill Collins e Sirma Bilge. Mediação: Lana de Holanda

Edição: Rodrigo Chagas