Daniel Kaluuya: Da estrela de Skins ao vencedor do Oscar

Daniel Kaluuya percebeu pela primeira vez como Posh Kenneth na série de TV britânica Skins e agora ele ganhou um Oscar.

rior para ganhar o prêmio de melhor ator coadjuvante por seu papel como Pantera Negra líder Fred Hampton em Judas And The Black Messiah, Kaluuya, 32, vem fazendo seu nome em Hollywood.

Seu primeiro filme foi no 2006 drama da BBC Films, Shoot The Messenger, antes de se juntar ao elenco de Skins para as duas primeiras séries e escrever dois dos episódios.

Ele fez sua estréia no palco no Royal Court Theatre em Sucker Punch em 2010, que o rendeu como estreante prêmios e em 2011 ele conseguiu um papel em Black Mirror, no episódio Fifteen Million Merits, ao lado de Jessica Brown Findlay de Downton Abbey.

Ele passou a aparecer em Welcome To The Punch, Kick-Ass 2 e Sicario, mas foi seu papel na sátira de terror de Jordan Peele 2017 Get Out que o lançou no grande momento, o que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar.

Desde então, ele se tornou uma estrela internacional, com papéis no filme Pantera Negra da Marvel, o thriller de assalto de Steve McQueen, Viúvas e o drama Queen & Slim.

Mas era dele papel como presidente do partido dos Panteras Negras de Illinois que lhe rendeu seu primeiro Oscar.

Ele estrela ao lado de Lakeith Stanfield, que também foi indicado na categoria de ator coadjuvante como informante do FBI Bill O’Neal , que se infiltrou no Partido dos Panteras Negras.

Hampton foi baleado e morto por polícia durante uma batida em um apartamento em 1969 quando ele era 21.

Kaluuya disse que o papel era “humilhante”, acrescentando: “Quando realmente entendi o escopo de suas ideias, seus conceitos, suas crenças, seu amor pelas pessoas, me senti honrado em assumir, espiritualmente, assumir esta posição para esta narrativa e ser parte da continuação do legado em meu meio. ”

Kaluuya disse que Hampton, que ganhou destaque por seu trabalho com os Panteras em Chicago, teve uma“ revolução interna ”e foi “Livre dentro de sua própria mente, dentro de seu próprio espírito, dentro de sua própria alma”.

Ele acrescentou: “(Hampton) queria dar às pessoas as ferramentas para serem livres dentro de si mesmas.

“Libertar-se com educação, com alimentação, com assistência jurídica, com todos esses instrumentos que colocam em prática, as estratégias que implementam para promover a libertação interna e também comunitária.”

Kaluuya deve se reunir com o diretor da Get Out, Peele no ano que vem, para um novo projeto de terror, que foi Também estrelarei Steven Yeun e Keke Palmer.

PA Media