Desapropriação e luta por moradia são tema do espetáculo infantil “Abrigo”, do Coletivo Veredas, com entrada gratuita em Niterói

No subúrbio de uma cidade grande brasileira, uma família é desapropriada de sua casa para a construção de uma obra pública. Sem dinheiro e sem rumo, vagam pelas ruas em busca de abrigo, até que resolvem retornar às ruínas do lugar que um dia foi sua morada, fazendo reviver os seus sonhos.

ABRIGO é uma peça infantil com sessenta minutos de duração, de censura livre, que através do teatro gestual e da música explora temáticas político-sociais, transitando entre cotidianos dos centros e periferias das grandes cidades.

Narrado segundo o olhar de uma criança, o espetáculo não utiliza palavras do português, mas trabalha com o “gromelô”, uma espécie de idioma criado que, para ser compreendido, precisa do apoio gestual, sonoro e imagético da cena.

“Apesar de sua temática pertencer ao âmbito do chamado ‘universo adulto’, buscamos trabalhar, a partir de pesquisas,  leitura e entrevistas, sob uma perspectiva da criança, o que acaba transformando as situações mais adversas e dramáticas em suporte para o jogo, a brincadeira e a poesia, sem banalizar o seu real impacto social”, afirma o diretor-geral Reinaldo Dutra.

Este espetáculo foi selecionado na Chamada Pública para Teatro Infantil em novos espaços cênicos da Prefeitura Municipal de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas e Fundação de Arte de Niterói.

SINOPSE

Uma família é desapropriada para a construção de uma obra pública. Depois de vagarem sem rumo pela cidade, decidem retornar à sua antiga morada e reviver seus sonhos. Este espetáculo foi selecionado na Chamada Pública para Teatro Infantil em novos espaços cênicos da Prefeitura Municipal de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas e Fundação de Arte de Niterói.

O GRUPO

O Veredas Coletivo Teatral surgiu do desejo de um grupo de estudantes de teatro em processo de profissionalização de investigar as potencialidades do teatro gestual, da pantomima e da mímica, além dos atravessamentos com a dança contemporânea, na realização de uma cena teatral composta coletivamente. Essa investigação vem acompanhada de um desejo de reflexão sobre as questões sócio-culturais e históricas acerca da formação do povo brasileiro. ABRIGO é a estreia do grupo, que teve sua primeira versão no formato de cena curta, tendo obtido êxito pelos festivais por onde passou.

SERVIÇO

Abrigo

Data: 29 de fevereiro a 26 de março (sábados)

Horário: 10h

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (Campo de São Bento) – Icaraí, Niterói

Classificação: Livre

Ingressos: GRÁTIS

Ficha Técnica

Direção Geral  – Reinaldo Dutra

Direção Musical – Sandro Toledo

Elenco – Aman Moraes, Bernardo Marques, Bia Ribeiro, Emiliano Fischer, Marcela Almeida e Sandro Toledo.

Dramaturgia – Criação Coletiva

Fotografia – Luan Citele

Programação Visual – Bia Ribeiro

Direção de produção – Bia Ribeiro, Emiliano Fischer e Reinaldo Dutra

,

No subúrbio de uma cidade grande brasileira, uma família é desapropriada de sua casa para a construção de uma obra pública. Sem dinheiro e sem rumo, vagam pelas ruas em busca de abrigo, até que resolvem retornar às ruínas do lugar que um dia foi sua morada, fazendo reviver os seus sonhos. ABRIGO é uma […]

O post Desapropriação e luta por moradia são tema do espetáculo infantil “Abrigo”, do Coletivo Veredas, com entrada gratuita em Niterói apareceu primeiro em Sopa Cultural.

,