Desenhado em ArcGIS, sistema mostra a realidade das mulheres cariocas na cidade e possibilita políticas públicas direcionadas

O Mapa da Mulher Carioca da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher, da prefeitura do Rio de Janeiro, mostra em tempo real informações sobre as 3,6 milhões de cidadãs que vivem na capital fluminense

O Mapa da Mulher Carioca da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher, da prefeitura do Rio de Janeiro, mostra em tempo real informações sobre as 3,6 milhões de cidadãs que vivem na capital fluminense. A plataforma foi desenhada em tecnologia geográfica ArcGIS, que organiza pessoas, dados e ferramentas por meio de iniciativas orientadas a informações e através de mapas transforma essa coleta em conhecimento estratégico.


“Trata-se de um hub com diversos dados que são apresentados à população, como o perfil das mulheres do município, informações sobre violência contra a mulher por região de planejamento, entre outros”, explica Leticia Mose, especialista GIS para governos municipais e estaduais da Imagem Geosistemas. A empresa é a distribuidora exclusiva do ArcGIS no Brasil, tecnologia da gigante norte-americana Esri.


Com a solução, os gestores públicos passam a ter análises regionalizadas e tornam-se aptos a relacionar informações sociais e estatísticas, permitindo que políticas públicas sejam criadas com base em dados e localização. É uma forma efetiva de direcionar apoio e priorizar as necessidades das mulheres na região, de agir de maneira mais inclusiva, destinar verbas orçamentárias considerando as desigualdades que afetam a vida dessa parcela da população.


“O Mapa da Mulher Carioca é mais uma das diversas iniciativas que a Prefeitura do Rio desenvolveu utilizando a Plataforma ArcGIS. Com os recursos desta tecnologia e através desse Hub, é possível apresentar à população os dados e informações que apoiam as políticas públicas com objetivo de garantir os direitos das mulheres da cidade, seu perfil e, em parceria com outros órgãos como o ISP (Instituto de Segurança Pública), traçar importantes diagnósticos como o Mapa da Violência Contra a Mulher, que mostra o número de crimes contra as mulheres dentro do território carioca”, complementa Mose.


O projeto da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher conta, também, com a participação de nove secretarias municipais (Educação, Saúde, Transporte, Planejamento Urbano, Assistência Social, Fazenda e Planejamento, Juventude, Trabalho e Renda, e Cultura), além do já citado ISP, da Fundação João Goulart do IPP (Instituto Pereira Passos), o suporte tecnológico da prefeitura em todas as aplicações em ArcGIS.


Acesso ao Mapa da Mulher Carioca: https://mapa-da-mulher-carioca-pcrj.hub.arcgis.com/

Sobre a Imagem (www.img.com.br): Empresa brasileira líder em Soluções de Inteligência Geográfica, fundada em 1986, é a distribuidora oficial e exclusiva do ArcGIS, plataforma desenvolvida pela gigante norte-americana Esri. Apoia empresas e governos na transformação de dados em conhecimento através de tecnologias que solucionam problemas de negócios. A Imagem conta com uma equipe formada por 250 profissionais, sediada em São José dos Campos/SP e possui escritórios comerciais em São Paulo, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Porto Alegre.