16 C
Rio de Janeiro
- Publicidade -
- Publicidade -

Desenhado em ArcGIS, sistema mostra a realidade das mulheres cariocas na cidade e possibilita políticas públicas direcionadas

- Publicidade - Diário Carioca Google News

O Mapa da Mulher Carioca da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher, da prefeitura do Rio de Janeiro, mostra em tempo real informações sobre as 3,6 milhões de cidadãs que vivem na capital fluminense. A plataforma foi desenhada em tecnologia geográfica ArcGIS, que organiza pessoas, dados e ferramentas por meio de iniciativas orientadas a informações e através de mapas transforma essa coleta em conhecimento estratégico.


“Trata-se de um hub com diversos dados que são apresentados à população, como o perfil das mulheres do município, informações sobre violência contra a mulher por região de planejamento, entre outros”, explica Leticia Mose, especialista GIS para governos municipais e estaduais da Imagem Geosistemas. A empresa é a distribuidora exclusiva do ArcGIS no Brasil, tecnologia da gigante norte-americana Esri.


Com a solução, os gestores públicos passam a ter análises regionalizadas e tornam-se aptos a relacionar informações sociais e estatísticas, permitindo que políticas públicas sejam criadas com base em dados e localização. É uma forma efetiva de direcionar apoio e priorizar as necessidades das mulheres na região, de agir de maneira mais inclusiva, destinar verbas orçamentárias considerando as desigualdades que afetam a vida dessa parcela da população.


“O Mapa da Mulher Carioca é mais uma das diversas iniciativas que a Prefeitura do Rio desenvolveu utilizando a Plataforma ArcGIS. Com os recursos desta tecnologia e através desse Hub, é possível apresentar à população os dados e informações que apoiam as políticas públicas com objetivo de garantir os direitos das mulheres da cidade, seu perfil e, em parceria com outros órgãos como o ISP (Instituto de Segurança Pública), traçar importantes diagnósticos como o Mapa da Violência Contra a Mulher, que mostra o número de crimes contra as mulheres dentro do território carioca”, complementa Mose.


O projeto da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher conta, também, com a participação de nove secretarias municipais (Educação, Saúde, Transporte, Planejamento Urbano, Assistência Social, Fazenda e Planejamento, Juventude, Trabalho e Renda, e Cultura), além do já citado ISP, da Fundação João Goulart do IPP (Instituto Pereira Passos), o suporte tecnológico da prefeitura em todas as aplicações em ArcGIS.


Acesso ao Mapa da Mulher Carioca: https://mapa-da-mulher-carioca-pcrj.hub.arcgis.com/

Sobre a Imagem (www.img.com.br): Empresa brasileira líder em Soluções de Inteligência Geográfica, fundada em 1986, é a distribuidora oficial e exclusiva do ArcGIS, plataforma desenvolvida pela gigante norte-americana Esri. Apoia empresas e governos na transformação de dados em conhecimento através de tecnologias que solucionam problemas de negócios. A Imagem conta com uma equipe formada por 250 profissionais, sediada em São José dos Campos/SP e possui escritórios comerciais em São Paulo, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Porto Alegre.

MG: Iepha divulga pontuação provisória do ICMS Patrimônio Cultural

A tabela de pontuação provisória do programa ICMS Patrimônio Cultural, do exercício 2020, já está disponível...

Ministro da Saúde anuncia que 1,5 milhão de doses da Janssen chegam amanhã (22) no Brasil

Durante a audiência pública da Comissão Temporária da Covid - 19, no Senado, nesta segunda-feira (19,...

Horóscopo de terça-feira 22 de junho de 2021

Confira a previsão do horóscopo do dia 22 de junho de 2021 e fique por dentro de tudo o que o seu signo lhe reserva para o amor, dinheiro e saúde.

Meirelles e Caio Afiune trollam ex-BBBs e Viih Tube desmascara brincadeira: “É lisa demais”

Caio Afiune participa do ‘Foi Mau’ desta segunda-feira (21) e tira onda ao lado do apresentador Maurício Meirelles. O goiano conta que Juliette ainda...

The Strokes compartilham trecho da nova música 'Starting Again' no anúncio de Maya Wiley

The Strokes apresentou uma prévia de uma nova música chamada 'Starting Again' em um comercial para a candidata a prefeito de...