DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO DE MARÇO Smithsonian Channel

GUERREIROS DO AR   

NOVA TEMPORADA: QUARTAS, ÀS 22H, A PARTIR DE 10 DE MARÇO

A série Guerreiros do Ar ganha nova temporada em março, com cinco episódios semanais, transmitidos às quartas, às 22h, a partir do dia 10. O capítulo de estreia é dedicado ao caça F-86 Sabre (foto), desenvolvido a partir de 1944. Foi um dos caças de combate mais fabricados no Ocidente no período da Guerra Fria. Entrou para a história ao enfrentar o russo MiG-15, seu principal oponente na Guerra da Coreia (1950-1953).

A série retrata ainda a história e as missões que envolveram os modelos militares B-29 Superfortress (bombadeiro de longo alcance, utilizado no lançamento das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki), Hawker Hurricane (um dos mais famosos caças britânicos da Segunda Guerra Mundial), Me-109 (caça multiuso alemão, entrou em serviço na Guerra Civil Espanhola e foi essencial para as forças de combate nazistas durante a Segunda Guerra Mundial) e B-24 Liberator (bombardeiro americano usado pela maioria dos Aliados na Segunda Guerra).

Imagens:

Guerreiros no Ar – F-86 Sabre

CRÉDITO: Smithsonian Channel

PROGRAMAÇÃO COVID-19 

DOMINGO, 14 DE MARÇO, DAS 19H ÀS 23H

O Smithsonian Channel preparou uma maratona de programação sobre o tema Covid-19 para marcar um ano desde o registro dos primeiros casos da doença no Brasil e no mundo. Entre os quatro programas selecionados, destaque para o inédito Caça ao Vírus, Origem da Covid, com exibição no domingo, 14 de março, às 22h. Também compõem a maratona as produções  Aeroporto Alasca: Coronavírus, às 19h; Covid: Lockdown em Xangai, às 20h, e Covid: Corrida Contra o Vírus, às 21h.

A seguir, a descrição de cada programa:

Aeroporto Alasca: Coronavírus (19h)

Mostra o esquema de segurança montado no aeroporto internacional Ted Stevens, em Anchorage, no Alasca, para receber o primeiro voo com cidadãos americanos resgatados, em janeiro de 2020, da cidade chinesa de Wuhan, epicentro do surto de coronavírus nos primeiros meses de pandemia. Os mais de 200 passageiros a bordo tiveram de desembarcar e passar por exames médicos, enquanto a aeronave era reabastecida para dar seguimento à viagem, cujo destino final era a Califórnia.

Covid: Lockdown em Xangai (20h)

O documentário acompanha a rotina de um grupo de pessoas que vive em um edifício de Xangai e tem de se adaptar repentinamente ao confinamento imposto pelas autoridades chinesas por conta do coronavírus. As cenas são registradas pelo cineasta inglês Yu Kung e sua mulher, Crystal Liu. Além de traçar um retrato íntimo da rotina dos vizinhos em dois meses de isolamento, Yu e Crystal documentam as inovadoras medidas adotadas pelo governo chinês na contenção do vírus.

Covid: Corrida Contra o Vírus (21h)

Narra a corrida frenética de cientistas de todas as partes do mundo para desenvolver vacinas contra a Covid-19 que sejam eficazes e seguras. O especial faz uma retrospectiva dramática da pandemia, ao mesmo tempo em que toca em questões relevantes, como as medidas preventivas adotadas para conter o contágio, modelos matemáticos criados especialmente para analisar as curvas de contaminação e o impacto do negacionismo em relação à doença e à vacinação. 

Caça ao Vírus, Origem da Covid (22h)

Uma equipe internacional de cientistas e especialistas em morcegos une esforços para entender a relação entre esses mamíferos e o surto atual de coronavírus. O objetivo é investigar as origens do vírus para prevenir ou minimizar o risco de pandemias futuras. Os pesquisadores vão a campo no Camboja e em Cingapura, e também recorrem aos arquivos sobre morcegos guardados no Museu de História Natural do Instituto Smithsonian. A conclusão a que chegam é que esses animais (hospedeiros naturais de diversos agentes infecciosos) podem ser a chave para poupar a humanidade de tragédias futuras relacionadas a pandemias.