Dia da Baixada: deputado Paulo Ganime destaca em “live” o patrimônio da região

Em comemoração ao Dia da Baixada Fluminense, festejado em 30 de abril, o deputado federal Paulo Ganime (NOVO/RJ) irá conversar neste sábado (01/05), em seu canal no Youtube, com especialistas sobre as peculiaridades da região. A live “Tem na Baixada” pretende mostrar o patrimônio cultural, histórico, econômico e humano da região. 

“A Baixada é sempre lembrada pela pobreza, altos índices de violência e baixos indicadores sociais. Queremos destacar as riquezas patrimoniais da região, o seu potencial de crescimento econômico e a força da sua gente”, explica Ganime. Participam do evento: 

-Vicente Loureiro – arquiteto e urbanista, foi subsecretário de estado de Desenvolvimento da Baixada Fluminense, secretário de Urbanismo e Meio Ambiente de Nova Iguaçu e diretor executivo da Câmara Metropolitana do Rio. Loureiro atuou em diversos projetos de desenvolvimento e infraestrutura da Baixada. Assunto: Projetos de desenvolvimento da região. 

– Marlucia Santos de Souza – historiadora, especialista em história da Baixada, foi  diretora do Museu Vivo de São Bento (Duque de Caxias) e atualmente é coordenadora geral do Centro de Referência Patrimonial e Histórico de Duque de Caxias. Assunto: História da região. 

– Marcelo Kaiuca – gerente da Firjan de Nova Iguaçu e Região e sócio-diretor da Multibloco, empresa do polo industrial de Queimados. Assunto: Perspectivas para as indústrias na região. 

– Juan Medeiros – presidente da ACENil (Associação Comercial e Empresarial de Nilópolis), fundador do Colaboração.Space – primeiro coworking hub de empreendedorismo e inovação da Baixada, e diretor da ASSESPRO Baixada (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia). Assunto: Empreendedorismo. 

Na segunda parte da “live”, Ganime irá conversar com os representantes do Juntos, uma rede de voluntários que atua para ajudar em seu mandato em diversos assuntos, entre eles, fiscalizar o funcionamento das cidades, encaminhar os problemas de cada região, marcar eventos, entre outros. 

O Dia da Baixada foi criado pela Lei Estadual 3.822, em maio de 2002. A data é uma homenagem à primeira estrada de ferro construída no Brasil, ligando o Porto de Mauá, em Magé, até Fragoso, no pé da Serra de Petrópolis. A ferrovia foi construída por Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, e foi inaugurada em 30 de abril de 1854. A partir dessa ferrovia, surgiram novos povoados que deram origem às atuais cidades da região. 

O evento “Tem na Baixada” acontece no canal Youtube (https://www.youtube.com/user/paulogganime), das 10h às 11h30