Cultura, Historia e Gastronomia na 2° Festa da Imigração Japonesa em Itaguaí 

Desde o ano passado, a Prefeitura promove esse evento no mês de junho que celebra a chegada dos primeiros Japoneses no navio Kasato Maru, em 1908, através do Porto de Santos

No último fim de semana, aconteceu a 2ª Festa da Imigração Japonesa em Itaguaí, celebrando como o nome já diz, a chegada dos imigrantes e a valorização de seu legado na Cidade. Foram eles que, há mais de 100 anos, trouxeram seus costumes e conhecimentos e formaram boa parte da cultura, agropecuária, incentivo aos esportes e vida urbana ainda presentes através dos Nikkeis, como são chamados os descendentes. 

Desde o ano passado, a Prefeitura promove esse evento no mês de junho que celebra a chegada dos primeiros Japoneses no navio Kasato Maru, em 1908, através do Porto de Santos. Diversas famílias fizeram história e ajudaram no crescimento político, geográfico e comercial da maior colônia nipônica do Estado do Rio de Janeiro. 

Tivemos diversas apresentações no palco como taiko, concursos de Cosplay. Miss Nikkei, apresentações de artes marciais, dentre outras referências orientais. Tivemos também oficinas de mangá, ikebana, sashiko e boro (técnicas de costura japonesa), origami e escrita japonesa. Atividades essas que aproximam o público a conhecer mais da Terra do Sol Nascente. 

Dois espaços que chamaram a nossa atenção no evento foram: Cine Inoue que além de passar animes, o espaço contou com murais com a história do antigo cinema da cidade e a importância da colônia japonesa no desenvolvimento na região central de Itaguaí, e no espaço Mazomba Itaguaí Rural tinham murais onde continham informações sobre a importância das famílias japonesas na cultura agrícola da cidade. 

No meio do evento, conhecemos o Casalaroid, um casal que faz fotos através da Câmera Fotográfica Polaroid. A experiência foi bem legal, eles sugeriram as poses e paisagens. Após a extração das fotos, espera-se 2 minutos pra secar por completo e guardar num envelope plástico propício. 

Na questão gastronômica experimentamos muita coisa que aguçou o nosso paladar. Na área dos food trucks o Paddock que já é bem conhecido na região pela sua vasta e incrível carta de drinks, trouxe para essa edição da

festa o Boba,uma bebida bem comum no Japão com bolinhas que estouram na boca, experimentamos a versão Maracujá que estava deliciosa. 

Na área dos comerciantes japoneses da cidade experimentamos quatro delícias: O Yakissoba do conhecidíssimo sítio Jonosake que estava bom demais, a carne tinha um leve toque de gengibre que deixou essa iguaria ainda mais gostosa. Passamos também na barraca do Rodrigo Minoru que estava vendendo combinados de hossomaki que estavam fora do comum de tão bons. O famoso Pastel da Japonesa que é sucesso na feira livre dos domingos, marcou presença e claro que tivemos que fazer um pitstop e experimentar o pastel especial. Junto à barraca da Japonesa, tinha um pequeno stand da Alfredoce onde experimentamos o Dorayaki, um doce típico do Japão: a massa lembra uma panquequinha e o recheio foi de geleia de morango e também experimentamos o trio de brigadeiros onde o destaque foi o de matcha, uma delicia. 

Visitamos também o espaço ITA ARTES onde estavam duas amigas nossas que fazem doces artesanais, nossa primeira parada foi na barraca da Lea Barreto, onde experimentamos: banoffe, pudim e pastel de ninho com nutella, tudo perfeito. Já no Cantinho das Delícias provamos o bolo red velvet que estava de comer rezando. 

A Festa da Imigração Japonesa de Itaguaí nos conecta a uma cultura bem distante de nós com uma precisão inexplicável, enquanto você está no evento você realmente se sente no Japão, pois desfrutamos de momentos inesquecíveis. Na verdade, é uma de nossas festas favoritas e ficamos com saudade, esperando a próxima no ano seguinte. 

Veja o nosso Reels no Instagram, que fizemos em parceria com o Jornal Diário Carioca o nosso resumo do primeiro dia da festa. 

https://www.instagram.com/reel/CtDgw4SAZM9/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Não importa a região, vem com o Casalzão!