CNMP lança Portal de Feminícidios no Brasil

11 de dezembro de 2024
1 min read
Foto: Leonardo Prado (Secom CNMP)
Foto: Leonardo Prado (Secom CNMP)

Em 2023, o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul ofereceu 587 denúncias de crime de feminicídio. Na sequência, aparecem São Paulo (453), Paraná (239), Mato Grosso (214), Rondônia (194) e Rio de Janeiro (192).

As informações constam do Portal de Feminicídios no Brasil, que reúne dados de 2019 a 2023 obtidos com base nas Tabelas Unificadas do Ministério Público brasileiro. A plataforma foi lançada terça-feira, 10 de dezembro, durante a 19ª Sessão Ordinária de 2024.

A iniciativa é da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), vinculada à Presidência do Conselho Nacional do Ministério Público. 

A ferramenta, disponível no formato business intelligence, informa os números de processos recebidos, denunciados, arquivados e em andamento, divididos por região, por estado e por fase processual, conforme estabelece o anexo II-a da Resolução CNMP 74/2011. Esse dispositivo trata das movimentações processuais relativas aos inquéritos policiais e autos de prisão considerado o assunto feminicídio. Os dados são enviados pelas unidades do Ministério Público de todo o país. 

Durante o lançamento, o representante da Enasp no CNMP, conselheiro Antônio Edílio Magalhães, afirmou que o Portal de Feminicídios no Brasil “visa a dar transparência aos números da atuação ministerial nesse grave problema de segurança pública que aflige o nosso país. A divulgação dos números, tornando-os de fácil acesso à população, permite maior clareza sobre a dimensão do problema e a formulação de políticas públicas, bem como o direcionamento da atuação ministerial de cada estado”. 

O conselheiro complementou que “os dados são obtidos com base nas Tabelas Unificadas, cujas informações são prestadas por unidade do MP, e a ideia é ser atualizado anualmente e automaticamente assim que os estados prestarem as informações relativas ao tema. Desse modo, essa é uma iniciativa que comunga com os demais esforços do CNMP no enfrentamento à violência de gênero e da sua forma mais grave, sua forma letal, que é o feminicídio”. 

O painel será atualizado anualmente após a consolidação dos dados informados pelas unidades nos termos da Resolução nº 74/2011.

Acesse o Portal de Feminicídios no Brasil

Redacao

Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

About

Trees and plants within cities help mitigate air pollution by absorbing carbon dioxide and releasing oxygen. They also act as natural air filters, trapping dust and particulate matter

Authors

Newsletter

Most viewed

Don't Miss

© Paulo Pinto/Agência Brasil

Estado pede desculpas pela negligência com ossadas de Perus

Governo brasileiro reconhece falhas na identificação…
© Joedson Alves/Agencia Brasil

Sindicatos repudiam ataques virtuais a jornalistas que cobriram atos golpistas

Gabriela Biló e Thaísa Oliveira são…