Pesquisadora e escritora Lia Schucman discute o lugar do branco nas relações raciais brasileiras em palestra no Sesc

Atividade desta quinta-feira (30/6) integra o projeto Consciência, que joga luz sobre o racismo e todas as suas interseções

Redacao
Redacao
Leia em 2 Min
Lia Vainer Schucman-Divulgação
Lia Vainer Schucman-Divulgação

“O lugar do branco nas relações raciais brasileiras”. Esse é o tema da palestra que a escritora e doutora em Psicologia Social Lia Schucman conduz nesta quinta-feira (30/6), às 15h, na sede do Sesc RJ (Rua Marques de Abrantes, 99 – Flamengo). A entrada é gratuita.

Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, Lia é autora dos livros “Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo: Branquitude, Hierarquia e Poder na Cidade de São Paulo” (Veneta 2020) e “Famílias Interraciais: Tensões entre Cor e Amor” (EDUFBA, 2018). Com estágio de Doutoramento no Centro de Novos Estudos Raciais pela Universidade da Califórnia, a pesquisadora se dedica a estudar movimentos sociais, atuando principalmente em temas como racismo, psicologia social, branquitude e relações raciais.

No evento, a palestrante provocará reflexões sobre o posicionamento dos brancos diante das demandas de equidade racial, os pactos narcísicos da branquitude e sua manifestação nas instituições, nas empresas e na escolha de ocupação em postos de trabalho, relações interpessoais e conflitos raciais.

A palestra integra o projeto Consciências, do Sesc RJ, que mensalmente apresenta uma agenda de atividades que joga luz sobre o racismo e todas as suas interseções. A programação multilinguagem conta com passeios turísticos, mediação de acervo, exibição audiovisual, palestras, cursos, oficinas e uma série de outras atividades educativas.

SERVIÇO

Palestra de Lia Schucman no Sesc RJ

O lugar do branco nas relações raciais brasileiras”

Dia 30/6/2022 – 15h

Rua Marques de Abrantes 99 – Flamengo – Rio de Janeiro

Grátis

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.