Levante Feminista Contra Feminicídio convoca ato para dia 25 no DF

Em encontro realizado nesta quarta-feira (18), no Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF), o Levante Feminista Contra Feminicídio DF e Entorno definiu um ato, a ser realizado no próximo dia 25, às 12h, na Praça do Buriti. A mobilização acontece em resposta às estatísticas alarmantes de violência contra a mulher.  Apenas na primeira semana deste ano, o DF já registrou o mesmo número de feminicídios que todo o mês de janeiro de 2022.  

O encontro, que aconteceu em formato híbrido e está disponível no YouTube, reuniu movimentos feministas, professoras e mulheres representantes do poder político e judiciário. 

Uma saudação à orixá Oxum, performada por Margareth Rose, abriu o evento. Em seguida, foi feita a leitura de um manifesto de denúncia contra a naturalização e o enraizamento da violência contra mulher na sociedade, finalizada por um jogral homenageando as 32 mulheres vítimas de feminicídio no DF e Entorno entre 2022 e janeiro deste ano.  

:: Cida Gonçalves anuncia retomada da Casa da Mulher Brasileira e combate à desigualdade salarial ::

“Ao nomear o feminicídio, apontamos o caráter não acidental das violências que culminam na morte de mulheres – sobretudo pretas e pobres -, indicamos a necropolítica de gênero e a corresponsabilidade do Estado na violação dos Direitos Humanos de Mulheres e de Crianças, pois o feminicídio produz orfandades dolorosas”, afirma o manifesto.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino