Pandemia fez América Latina retroceder 27 anos na pobreza extrema

Os impactos da pandemia de covid-19 na América Latina e no Caribe causaram um retrocesso de 27 anos na pobreza extrema. A informação é da representante da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Gross.

“A pobreza total aumentou praticamente 33%. Foi um retrocesso de 10 anos. Em termos de pobreza extrema, houve retrocesso de 27 anos. É uma situação que deve ser enfrentada muito rapidamente com políticas de proteção social, pois nós não temos como esperar 27 anos para recuperar esses 27 anos que perdemos durante a pandemia”.

Ela participou do debate sobre o cenário dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no contexto atual, na tarde de hoje (26) no Fórum Social Mundial (FSM), em Porto Alegre.

De acordo com Gross o objetivo 3, que trata de saúde e bem-estar, está com 70% das metas avaliadas como não alcançáveis em 2030 na América Latina e Caribe, se a implementação permanecer no ritmo atual. Em avaliação feita no ano passado, 22% dessas metas apresentaram retrocesso.

Sobre o Brasil, Gross destacou que o país é um dos 20 nos quais 78% de todas as crianças não receberam nenhuma dose de vacina contra a covid-19.

O pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Richarlls Martins, coordenador da Rede Brasileira de População e Desenvolvimento, lembrou que a Agenda 2030 faz parte da política externa do país, e que integra temas da agenda ambiental, social e econômica para melhorar a vida das pessoas.

Sobre a implementação do ODS 3 no Brasil, ele destaca que nenhuma meta avançou em 2022, estando em retrocesso, estagnada, ameaçada ou, no máximo, insuficiente.