Bem Viver: "29 de janeiro é uma data pelo direito de viver e ser feliz", afirma Robeyoncé Lima

Esta edição do Bem Viver na TV, programa do Brasil de Fato, destaca o Dia Nacional da Visibilidade Trans, 29 de janeiro, com uma entrevista inédita com a advogada, codeputada e mulher trans Robeyoncé Lima (PSOL-PE).

“A gente tem essa data em homenagem às pessoas trans para relembrar os momentos de luta e as principais demandas. Não somente na área da saúde, mas também na questão da segurança pública, na empregabilidade, renda, do direito de viver, de ser feliz e do enfrentamento à violência. O Brasil é o país que mais mata pessoas que são sexuais e travestis no mundo ainda hoje. E desde 2004, quando oficialmente formalizou essa data como sendo a Visibilidade Trans, que a gente faz questão de sempre estar problematizando, não somente nessa data mas durante todo o ano, a exclusão e a marginalidade que a população trans”, denuncia a parlamentar.

Veja também: MST: “Temos que encher a barriga do povo brasileiro com comida de verdade”

O levantamento realizado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) revela que, em 2022, 131 pessoas trans foram assassinadas no Brasil; outras 20 tiraram a própria vida diante da discriminação e do preconceito presente na sociedade brasileira. Os dados constam no “Dossiê: Assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras”, que foi entregue ao MDHC nesta quinta-feira (26).

“Me parece que o mais básico do mais básico do mais básico é justamente garantir as condições de vida para que a pessoa possa viver e também sobreviver num cenário de exclusão e vulnerabilidade. 90% da população transexual e travesti vive da prostituição, porque não existe outra alternativa ou outra opção para essas pessoas e a sociedade fecha os olhos pra um problema tão atual e constante. Mas há muito tempo que existe essa necessidade de uma atenção especial para essa população”, afirma Robeyoncé.

O novo governo Lula instituiu a inédita Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, que fará parte do Ministério dos Direitos Humanos e será coordenada por Simmy Larrat, uma mulher trans. Mas para a advogada e ativista o problema é estruturante na sociedade brasileira. 

“Não é no governo Lula que vai acabar a LGBTQI+fobia ou acabar a transfobia. Mas a gente pode se utilizar sim de instrumentos e de ferramentas que o governo federal vai disponibilizar pra que a gente possa fazer o enfrentamento a essa violência e diminuir o máximo que pode. Tendo em vista que a gente não consegue eliminar uma transfobia, que é estruturante e que existe há muitos anos, num país em quatro anos vamos ter que trabalhar bem muito para reduzir isso ao máximo possível”, conclui ela.

E tem mais...

O programa vai até a terra natal de Lampião, o município de Serra Talhada, em Pernambuco, conhecer o Museu do Cangaço no Mosaico Cultural.

Alimento é Saúde o livro “Na Companhia de Dona Fartura” mostra a importância da cultura alimentar para a identidade de quilombolas no Vale do Ribeira, em São Paulo. 

No Momento Agroecológico a população moradora da Mata do Engenho Uchôa, em Pernambuco, luta pela preservação ambiental da região. 

Tem também uma Dica de Saúde sobre a importância de retomar a vacinação no Brasil com a médica da família, Nathália Neiva.

E o Fórum Social Mundial (FSM) ocorre em Porto Alegra (RS) e dá um salve sobre as diretrizes dos movimentos populares para o Brasil e para o mundo.

::Bem Viver na TV: “Debate sobre racismo no Brasil não acontece separado do geral”, diz Belchior::

Onde assistir 

Nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; na TV Floripa, também no canal 12 da NET; na TVU (Universitária) Recife no canal 40 UHF digital; na TVE Bahia, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital, e UnBTV em Brasília no Canal 15 da NET. 

Quando

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h. 

Na TVCom: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h. 

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h. 

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30. 

Na UnBTV: sextas-feiras às 10h30 e 16h30.

Sintonize 

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer. 

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Marina Duarte de Souza