Survivor e Me Too Brasil recebem denúncias de abuso de mulheres e crianças no RS e abrem abrigos

Redacao
Por Redacao
5 Min Read

Com dezenas de casos de abusos de crianças, adolescentes e mulheres chegando ao conhecimento do Instituto Survivor e do Me Too Brasil, as entidades organizam uma ampla campanha de doações para estruturar abrigos exclusivos e oferecer cuidados específicos para esse grupo vulnerável no Rio Grande do Sul. A arrecadação já possibilitou, em menos de um dia, a abertura de dois abrigos, um em Canoas e outro em Novo Hamburgo, com previsão de abertura nesta sexta (9/5).

Além da campanha, estão à disposição das vítimas as equipes de escuta e acolhimento das entidades por meio dos contatos 0800-020-2806 (Me Too Brasil) e (11) 99861-6337 (Instituto Survivor). O atendimento pode ser feito também via direct do Instagram do @institutosurvivor e do @brasilmetoo. Já a contribuição pode ser feita por meio de pix (CNPJ: 49.437.173/0001-60) ou na conta Banco Cora SCD, Agência 0001, Conta 4907265-7. Os valores arrecadados serão destinados aos abrigos e aos cuidados e apoio de mulheres e crianças em situação de violência, gestantes, idosas e mães.

“Os relatos de abusos sexuais de crianças, adolescentes e mulheres nos abrigos são alarmantes. Há casos de mulheres vítimas de violência doméstica convivendo com seus agressores nos mesmos espaços. As violências ocorrem, segundo relatos, em banheiros sem vigilância adequada, especialmente durante a noite, mesmo com a presença da polícia”, afirma Izabella Borges, presidente e fundadora do Instituto Survivor.

Duda Reis, também fundadora do Instituto, destaca que a campanha de doação busca garantir o acesso a direitos básicos para mulheres e crianças afetadas pelo desastre. “Estamos buscando parceiros para a construção de casas pré-moldadas, visando ajudar essas mulheres e seus filhos a reconstruir suas vidas”, declara.

O Me Too Brasil também tem recebido relatos do estado. Marina Ganzarolli, presidente e fundadora da organização, enfatiza que a campanha conjunta visa implementar medidas urgentes de prevenção e combate a todas as formas de violência contra mulheres e crianças que estão em condições de vulnerabilidade.

“A violência sexual não acontece em razão da catástrofe, a violência acontece em razão da estrutura patriarcal e do fácil acesso de agressores e predadores sexuais às vítimas em situação de extrema vulnerabilidade”, aponta.

Me Too Brasil
Me Too Brasil

Voluntárias e lideranças locais do Instituto Survivor e Me Too Brasil estão atuando diretamente em abrigos, como o localizado na região do Vale dos Sinos, que tem cerca de 3.000 pessoas. Relatos dessas lideranças destacam a gravidade da situação enfrentada pelas vítimas: “Além do trauma de perderem suas casas, mulheres, mães com crianças pequenas e grávidas enfrentam situações de abuso, assédio e o medo constante, com abusadores e traficantes presentes nos abrigos”, relata uma voluntária do convênio Instituto Survivor e MeToo Brasil.

Outro relato evidencia a falta de segurança nos abrigos: “Uma mãe me contou que seu ex-companheiro, pai de seus três filhos, está no mesmo abrigo e é foragido da polícia. Ela não entende como ele ainda não foi detido”, aponta outra voluntária local.

A situação de vulnerabilidade dos abrigos é agravada pelo roubo de itens essenciais. “Os donos dos abrigos relatam que estão sendo roubados refletores, fios de cobre e outros materiais, o que é frustrante diante de toda a ajuda que estão oferecendo”, lamenta.

As organizações destacam que, diante desse cenário, o apoio governamental, das comunidades e de parceiros é crucial para garantir que mulheres e crianças estejam protegidas e que recebam o suporte necessário para reconstruir suas vidas com segurança e dignidade.

Instituto Survivor

O Instituto Survivor (@institutosurvivor) é uma organização social que oferece suporte a mulheres sobreviventes de violência doméstica e outras formas de violência baseada no gênero. Fundado pela advogada especialista em gênero Izabella Borges e pela atriz, empresária e influenciadora, Duda Reis.

Me Too Brasil

Me Too Brasil é uma organização que atua contra o assédio e o abuso sexual. Seu objetivo é amplificar a voz das vítimas e oferecer acolhimento por meio de apoio psicológico, jurídico, assistencial e orientação às sobreviventes, além de tomar as medidas necessárias em conjunto com as autoridades competentes. A advogada especialista em gênero, Marina Ganzarolli é a fundadora e presidente da organização

Compartilhe esta notícia