Documentário analisa os filmes com temática adolescente dos anos 80 e 90

Disponível na MUBI em versão remasterizada, Beyond Clueless: Muito Além das Patricinhas de Beverly Hills faz uma ampla análise do cinema voltado ao público teen. O documentário de 2014 traz recortes de mais de 200 filmes, incluindo clássicos dos anos 1990 e 1980, para fazer uma viagem à mente, corpo e alma do gênero, enquanto explora a agonia e o êxtase da adolescência.

Narrado pela atriz Fairuza Balk, ícone do cinema teen dos anos 1990, por seu papel na primeira versão de Jovens Bruxas, o filme marca a estreia como diretor do jovem jornalista Charlie Shackleton (creditado no filme como Charlie Lyne). O longa foi realizado por meio de financiamento coletivo online e exibido nos festivais de Rotterdam, SXSW, Jerusalém e Festival do Rio, em 2014.

Beyond Clueless: Muito Além das Patricinhas de Beverly Hills presta uma homenagem a um período distinto do cinema norte-americano, abordando, em especial, os filmes sobre amadurecimento e high school. Vai de A Garota de Rosa-Shocking e outros títulos de John Hughes, passando por Twin Peaks e Garotas Malvadas até, claro, As Patricinhas de Beverly Hills e Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado, entre outros. Com trilha sonora original da dupla indie pop britânica Summer Camp, o documentário analisa a construção dos personagens e estruturas narrativas das produções voltadas ao público teen, em uma associação com diferentes fases e características da adolescência.

BEYOND CLUELESS: MUITO ALÉM DAS PATRICINHAS DE BEVERLY HILLS NA MUBI

mubi.com