'Dune': as primeiras resenhas chamam o filme de Denis Villeneuve de brilhante e decepcionante

As primeiras críticas a “Duna” de Denis Villeneuve já chegaram e as reações estão divididas. Fanáticos vorazes de ficção científica esperaram com a respiração suspensa enquanto os membros do elenco Timothée Chalamet, Oscar Isaac, Zendaya, Josh Brolin, Rebecca Ferguson e Javier Bardem desciam o tapete vermelho do Festival de Cinema de Veneza antes da primeira exibição na sexta-feira.

Depois de ser adiada por mais de um ano, a adaptação de Frank Herbert foi finalmente liberada para uma pequena multidão de festivaleiros, jornalistas e críticos. O que os primeiros críticos a colocar os olhos na última versão do verme da areia têm a dizer? O tempero flui para “Duna”?

Até agora, os críticos estão entusiasmados com o escopo e a escala do filme, mas não parecem convencidos de que Villeneuve se manteve firme na história.

Aqui está um resumo das reações:

Variedade: Owen Gleiberman

Glieberman escreveu que “Duna” é “espetacular e cativante … até que não seja.”

“ Aqui está uma definição útil de um grande filme de fantasia de ficção científica. É aquele em que a construção do mundo é incrível, mas não mais essencial do que a narrativa. Nos dois primeiros filmes de ‘Guerra nas Estrelas’, essas dinâmicas estavam em perfeita sincronia; eles estavam, também, nos filmes ‘O Cavaleiro das Trevas’ e ‘Mad Max’. ‘Blade Runner’, à sua maneira, é um filme incrível, mas sua construção de mundos tem mais força do que seus noodlings neo-noir transcendentais. Visto sob essa luz, ‘Duna’ é um filme que ganha cinco estrelas pela construção do mundo e cerca de duas e meia pela narrativa. ”

Indiewire: David Ehrlich “Apesar de toda a visão fascinante de Villeneuve, ele perde de vista por que a obra-prima de ficção científica de Frank Herbert é digna desse espetáculo épico em primeiro lugar. Essas são as armadilhas de fazer um filme tão grande que nem mesmo seu diretor consegue ver nos sets. ”

IGN: Scott Collura

Collura também se decepcionou com o segundo ato de “Dune”.

“Este é um filme tecnicamente brilhante e visualmente incrível com um elenco de primeira linha e profundo conceitos de ficção científica. Uma pena, então, que pareça uma chatice na sua metade traseira. ”

Vanity Fair: Richard Lawson

Lawson esperava que o novo filme fosse uma chance de reconfigurar “Dune” de sua antiga adaptação cinematográfica. Segundo ele, não foi.

“Com ‘Dune’, Villeneuve tem a chance de consertar os erros de David Lynch 1984 misfire (um misfire de acordo com alguns, de qualquer maneira) e verdadeiramente honrar o texto de Herbert. Mas Villenueve não pode deixar de transformar tudo em algo superpolido e duro ao toque. Até “Chegada”, seu filme de grande orçamento de maior sucesso, geme sob o tremendo ônus de sua construção. Ele é um sobrecarregador, e apenas os roteiros mais perspicazes e urgentes podem sobreviver sob esse peso. ‘Duna’, infelizmente, não é um desses. Talvez o material de origem, com seu glossário interminável de termos que descrevem lugares, povos, tradições religiosas e sistemas políticos, seja muito denso para se transformar em algo cinematicamente ágil. O filme de Villeneuve é de alguma forma lento e apressado ao mesmo tempo, rajadas de exposição e configuração de mesa soando em torno de monólitos predefinidos. ”

Império: Ben Travis

Isso não quer dizer que as avaliações foram extremamente negativas; Travis parecia realmente empolgado com a viagem e está esperando por uma sequência.

“Uma adaptação enorme e absorvente de (metade) do romance de Frank Herbert que irá impressionar os acólitos existentes e deixar os recém-chegados fisgados em suas visões movidas a especiarias. Se a Parte Dois nunca acontecer, será uma farsa. ”

The Independent: Clarisse Loughrey

Loughrey encontrou muito o que amar na nova adaptação, tweetando que “’Dune’ é absolutamente fodido.”

“Villeneuve’s ‘Dune’ é o verme da areia explodindo da escuridão abaixo. É um filme de tal amplitude literal e emocional que oprime os sentidos. Se tudo correr bem, isso deve revigorar o legado do livro da mesma forma que a trilogia ‘O Senhor dos Anéis’ de Peter Jackson fez para o trabalho de JRR Tolkien. ”

Enquanto isso, as tomadas de mídia social foram extremamente positivas:

O #Dune de Denis Villeneuve é feito para os fãs, sem parecer puramente fan-service. Procure os visuais impressionantes e as performances emocionantes de Timothee Chalamet, Rebecca Ferguson e Oscar Isaac. E vale a pena notar – Jason Momoa rouba todas as cenas como Duncan Idaho, que estrela.

– Angelique Jackson (@angelique 814) 3 de setembro, 2021

. @ dunemovie é espetacular. Denis Villeneuve criou uma obra-prima visual. A cinematografia de Greig Fraser é um espetáculo a ser visto, simplesmente deslumbrante. Você não consegue tirar os olhos da tela. Timothée Chalamet é excelente. Não se surpreenda com uma varredura de artesanato pic.twitter.com/MDUAWDs3GF

– Jazz Tangcay (@jazzt) 3 de setembro, 2021

# Dune é fantástico. Entrei sem saber de nada e fiquei completamente hipnotizado pelo mundo estranho. É emocionante e emocionalmente autêntico e, não sei, foram 8: AM na Itália e estava muito cansado e três expressos entraram, mas eu até chorei?

– Lindsey Bahr (@ldbahr) 3 de setembro, 1984

# Duna é um espetáculo visual. Um novo mundo nasce para pessoas como eu, sem conhecimento do material de origem, e uma conquista de Denis Villeneuve. Suspeito de indicações ao Oscar em todas as categorias de tecnologia, diretor, imagem. Ele abre com o cartão de título DUNE PARTE UM. É melhor pegarmos a PARTE DOIS. pic.twitter.com/SkwjJCTlBo

– Clayton Davis (@ByClaytonDavis) 3 de setembro, 2021

Eu assisti #Duna e está entre os mais envolventes experiências de cinema que já tive com um filme de ficção científica. Há uma produção cinematográfica magistral em exibição aqui. Quando emparelhado com seu grande e monstruoso som, o filme maravilhosamente transporta você para um novo, emocionante, horrível e belo mundo pic.twitter.com/Z0oNUJbiNE

– Erik Davis (@ErikDavis) 3 de setembro , 2021

# Duna é um trovão cinematográfico. Talvez meu filme favorito do ano.

Denis Villeneuve & co. criou uma adaptação fenomenal do trabalho de Herbert. Parece estranho da maneira que a melhor ficção científica faz e equilibra violência visceral e crueldade com resiliência e esperança. Um banger absoluto. pic.twitter.com/TIJ6qHaHWD

– Dan Casey (@DanCasey) 3 de setembro, 1984

leitor de tela opcional Leia mais sobre: ​​