Nova York – O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) anunciou a nomeação de Anacláudia Rossbach como nova diretora-executiva. A economista brasileira foi escolhida pelo secretário-geral das Nações Unidas em uma reunião da Assembleia Geral realizada na última sexta-feira (7), para um mandato de quatro anos. Ela sucede Maimunah Mohd Sharif, da Malásia, que liderou a organização de 2018 a 2024. A data de posse de Rossbach será divulgada em breve.
O que você precisa saber
- Nova Diretora-Executiva: Anacláudia Rossbach nomeada para um mandato de quatro anos.
- Experiência: Mais de 20 anos nas áreas de habitação e políticas urbanas.
- Sucessão: Rossbach substitui Maimunah Mohd Sharif.
- Contribuições Anteriores: Envolvimento em políticas urbanas globais e habitação no Sul Global.
Experiência e Contribuições
Atualmente, Rossbach é diretora para a América Latina e o Caribe no Lincoln Institute of Land Policy, nos Estados Unidos. Ela desempenhou um papel crucial na formação da Nova Agenda Urbana durante a Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III) em 2016. Também esteve presente em eventos da ONU, como a COP e o Fórum Urbano Mundial.
Trabalho na Cities Alliance
Entre 2014 e 2022, Rossbach foi gerente regional para a América Latina e o Caribe na Cities Alliance, onde facilitou a transferência de conhecimento e ofereceu consultoria sobre políticas urbanas e de habitação. Ela criou o Urban Housing Practitioners Hub (UHPH), uma rede de especialistas dedicados ao desenvolvimento urbano e à habitação.
Atuação no Banco Mundial
De 2005 a 2014, Rossbach trabalhou no Banco Mundial, supervisionando políticas brasileiras de habitação e de melhoria de favelas, incluindo o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o programa Minha Casa, Minha Vida. Como diretora fundadora da organização Interação, desenvolveu projetos de impacto em comunidades informais em São Paulo e Recife.
Formação Acadêmica e Publicações
Rossbach possui uma carreira acadêmica sólida, com várias publicações e aulas em cursos de pós-graduação sobre habitação e planejamento urbano. Ela é bacharel em Economia e mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.