Dólar cai e bolsa sobe em dia de alívio no mercado internacional

O otimismo externo foi o principal fator que impulsionou os mercados brasileiros.

Redacao
Por Redacao
1 Min Read

O dólar fechou em queda de 1,01% nesta segunda-feira (16), a R$ 5,037, o menor valor do mês. A bolsa de valores também subiu, com o Ibovespa avançando 0,67%, aos 116.534 pontos.

O otimismo externo foi o principal fator que impulsionou os mercados brasileiros. O Banco Central da China injetou dinheiro na segunda maior economia do planeta, o que elevou o preço de várias commodities metálicas, beneficiando países emergentes como o Brasil.

Nos Estados Unidos, a perspectiva positiva com a divulgação de lucros de empresas impulsionou as bolsas de valores. Os juros de longo prazo dos títulos do Tesouro norte-americano caíram, empurrando para baixo as taxas no mercado futuro brasileiro. Isso impulsionou ações de empresas varejistas no Brasil e fez o dólar cair em todo o planeta.

Apesar do agravamento do conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas, o mercado financeiro ainda não sofreu turbulências significativas porque a guerra, a menos que se alastre pelo Oriente Médio, tem pequeno impacto na produção de petróleo.

Compartilhe esta notícia