22.6 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, abril 10, 2025
InícioEconomiaFMI prevê superávit primário no Brasil apenas em 2027

FMI prevê superávit primário no Brasil apenas em 2027

Washington – O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou novas estimativas sobre as finanças públicas do Brasil, prevendo que o país só atingirá o superávit primário em 2027. A previsão consta do relatório Monitor Fiscal, divulgado durante a reunião anual do FMI e do Banco Mundial. A projeção do Fundo aponta que, até lá, o Brasil continuará registrando déficits, contrariando as metas do governo federal de zerar o déficit até 2025.

Apesar dos esforços do governo para aumentar a arrecadação, o FMI prevê que o Brasil terá um déficit primário de 0,5% do PIB em 2024, 0,7% do PIB em 2025 e 0,6% do PIB em 2026. Somente em 2027 o país alcançaria superávit de 0,1% do PIB.

Mudança nas projeções do FMI

No relatório anterior, o FMI estimava uma situação financeira mais otimista para o Brasil. A previsão para 2024 era de um déficit de 0,6% do PIB, enquanto a nova versão indica uma leve melhora. No entanto, as projeções para os anos seguintes pioraram: em vez de déficit zero em 2026, o país só atingirá o equilíbrio fiscal em 2027.

Aumento da dívida pública

O FMI também piorou as previsões para a dívida pública bruta do Brasil, que deverá subir de 84,7% do PIB em 2023 para 87,6% do PIB em 2024. Esse percentual continuará crescendo, atingindo 92% do PIB em 2025 e chegando a 97,6% do PIB em 2029. Esse aumento se deve aos déficits consecutivos previstos até 2026, o que pressiona o endividamento do país.

No ranking de países emergentes com as maiores dívidas públicas, o Brasil ocupa a 6ª posição, atrás de Bahrein, Ucrânia, Argentina, Egito e China. O relatório do FMI reforça a necessidade de ajustes urgentes para evitar um aumento ainda maior no endividamento.

Recomendação do FMI para o Brasil

O FMI recomendou ao Brasil a adoção de medidas fiscais rigorosas, como a racionalização de isenções fiscais e o aumento da arrecadação. Essas ações são vistas como essenciais para financiar o desenvolvimento sustentável e combater a pobreza no país. O Fundo também enfatizou que atrasos nas reformas poderão exigir ajustes mais drásticos no futuro.


LEIA TAMBÉM

Perguntas frequentes sobre o superávit primário e a dívida pública do Brasil

O que é superávit primário? Superávit primário é a economia feita pelo governo antes do pagamento dos juros da dívida pública. Ele é um indicador de solvência fiscal.

Quando o Brasil alcançará superávit primário? Segundo o FMI, o Brasil só alcançará superávit primário em 2027, com um valor de 0,1% do PIB.

Qual é a previsão do FMI para a dívida pública brasileira? O FMI estima que a dívida pública bruta do Brasil chegará a 97,6% do PIB em 2029, partindo de 87,6% do PIB em 2024.

Quais são as recomendações do FMI para o Brasil? O FMI sugere aumentar a arrecadação e racionalizar as isenções fiscais para melhorar as contas públicas e evitar o crescimento acelerado da dívida.

Relacionadas

Confira outros assuntos:

Mais Lidas

Parimatch Cassino online